Desde o primeiro dia de 2021, a Câmara Municipal de São João del-Rei está sob nova direção. Os treze vereadores da casa votaram e elegeram a chapa liderada pelo vereador Stefânio Pires (PSL) para assumir a mesa diretora pelos próximos dois anos. A vitória foi definida por sete votos a cinco, além de uma abstenção. Stefânio agora, então, está no posto de presidente da câmara. Em sua equipe, Rosinha do Mototáxi (PSL) está como vice-presidente. Enquanto Werinton Andrade (PSL) e Sargento Machado (PRTB) estão como primeiro e segundo secretários. Em entrevista exclusiva à Rádio Emboabas, o parlamentar Stefânio disse que pretende implantar algumas mudanças. Uma delas a criação da hora cívica durante as reuniões. A intenção é que a partir do primeiro encontro do ano já tenha o canto dos hinos nacional e municipal. Comentou ainda sobre projetos
“Vamos tentar ver com o patrimônio essa questão da grade na frente. Eu acho essa grade na frente da Câmara muito agressiva. Eu acho que ela separa muito o cidadão da Câmara. Se o patrimônio permitir, nós vamos tentar retirar ela e melhorar o estacionamento dos vereadores. Também temos um projeto para acessibilidade. Estamos indo para Juiz de Fora, conversar com o Deputado Charlles Evangelista, para ver se conseguimos fazer uma parceria com o deputado e ele mandar um recurso para que a gente consiga executar um projeto que já está na casa. Nós vamos pegar o projeto e colocar na parede, para todo mundo que chegar aqui veja o projeto que está para ser executado.”
Outro objetivo é manter um bom relacionamento com todos os vereadores. Alegou que vai realizar um levantamento orçamentário da câmara para saber o que pode ser gasto ou não. E que em seguida deve orientar os parlamentares.
“Está sendo feito um levantamento, o que gastou, o que não gastou, o que pode gastar e o que não pode gastar. Outra coisa, temos que proteger os outros vereados, sejam eles da oposição ou não. O presidente tem que blindar os vereadores para que não sejam feitas coisas erradas. Porque as vezes o vereador vai lá e faz alguma coisa errada, nós estamos aqui para orientar. O gabinete do presidente está aqui, a hora que eles quiserem, oposição ou não, pode abrir a porta que nós abrimos. Vamos estar aqui para ajudar a todos e vamos orientá-los para não fazer besteira.”
Em relação às demandas da população são-joanense, afirmou que a prioridade neste momento é cuidar dos assuntos ligados à pandemia.
“Hoje é a Covid-19. Temos que tomar muito cuidado com os protocolos. Saúde sempre foi o carro chefe, mas hoje, é o carro chefe mais o carro chefe. A saúde hoje assim como o mundo todo é refém da Covid-19. O coronavírus veio para assustar e assombrar todo mundo. É até difícil de falar, cada hora que você levanta, aumentou a quantidade de casos, morreu um ente querido seu, um amigo, alguém que você conhecia.”
Completou dizendo que espera que o município possa controlar a disseminação da doença da maneira mais eficaz possível. Isso para evitar que mais pessoas sejam afetadas, bem como o ciclo econômico da cidade.