Estabelecer metas para o ano que se inicia é um hábito comum entre as pessoas. Dentre os vários objetivos pessoais colocados para o novo ano, alguns são muito populares, como parar de fumar, comer de forma mais saudável ou mesmo começar a praticar exercícios físicos. Essa última meta, geralmente, não têm a mesma adesão ao longo dos 365 dias do ano. Os motivos variam entre a falta de tempo e de motivação. Para auxiliar com o planejamento e motivar aqueles que colocaram como meta uma nova rotina de exercícios em 2021, conversamos com o Profissional de Educação Física, Rodrigo Silva.
“Para iniciar uma rotina de exercícios, o primeiro passo é ter uma mudança mental. A partir dessa mudança, você vai ficar mais próximo dos seus objetivos e das suas metas, então você procura uma atividade física. Não existe uma certa, mas existe uma ideal para cada um. Qual é a ideal? Aquela que você gosta e se identifica. Hoje temos um leque muito grande de possibilidades. Então, você tem que experimentar diversas atividades físicas, ver qual você tem maior ligação e vai conseguir fazer com constância. Porque a constância, está bem aliada aos resultados. Resultado é o que não causa frustração. Então, você vai seguir no objetivo, vai iniciar e vai conseguir seguir. Porque, não adianta nada você entrar de cabeça em métodos eficazes de poucos dias, porque isso é a longo prazo.”
O profissional explicou a necessidade de ter atenção aos anúncios de métodos milagrosos.
“Esses métodos são eficazes, mas são superficiais. Vai acontecer o resultado, você vai terminar o projeto, depois disso o efeito rebote pode ser pior, porque você vai abandonar a atividade física. Então, ser constante é o ideal.”
Por fim, Rodrigo reforçou a importância de se estabelecer metas para iniciar uma rotina de exercícios.
“Quando se inicia uma atividade física é bom que se estabeleça metas. O ser humano muitas vezes é movido por desafios, então, essas metas a curto prazo e realistas podem ser o combustível que vai mover essa pessoa. Se seu objetivo é correr, primeiro você deve começar em uma caminhada de forma mais moderada, depois você aumenta essa distância, depois coloca uma intensidade maior e vai começando a correr aos poucos. Então, as metas alcançadas levam a uma realização pessoal que vai fazer com que ela se mantenha dentro da atividade física.”
A Pesquisa Nacional de Saúde realizada em 2019 e divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 40,3% da população brasileira de 18 anos ou mais de idade, foram classificados como insuficientemente ativos. De acordo com a pesquisa, essas pessoas não praticaram atividade física ou praticaram por menos do que 150 minutos por semana considerando lazer, trabalho e deslocamento para o trabalho.