Em reunião realizada na tarde de quarta-feira, dia 06 de dezembro, o Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 definiu que a macrorregião centro-sul, da qual São João del-Rei faz parte, continua na onda vermelha do programa estadual Minas Consciente. Nessa fase, só é permitido o funcionamento de portas abertas dos serviços considerados essenciais, como bancos, farmácias, padarias e supermercados.
Foi definido também que, passado o período das festividades de fim do ano, fica suspensa a flexibilização dada ao comércio de funcionar aberto ao público. No entanto, qualquer atividade que possa ser realizada de forma remota, como ensino a distância, compras para retirada ou em formato delivery, sem fluxo e contato entre clientes, estão liberadas.
O sistema de entrega e retirada já estava sendo aplicado em bares e restaurantes, agora se estende aos comércios, para que possam funcionar com portas fechadas ou com restrição de entrada de clientes. Sendo assim, de acordo com determinações estaduais, os clientes podem comprar remotamente, ou seja pelo whatsapp, telefone, aplicativos e sites e retirar os produtos na porta do estabelecimento. Ainda é permitido que o cliente se apresente nos estabelecimentos, solicite e receba o produto.
Antes da decisão do estado, a prefeitura municipal de São João del-Rei já havia sido notificada pelo Ministério Público para seguir as diretrizes do Minas Consciente. Em contato com a Secretaria de Governo, a equipe de Jornalismo da Rádio Emboabas foi informada que nesta quinta-feira, dia 7 de janeiro, deve ser publicado novo decreto municipal, se adequando às normas.