Emboabas

Decisão sobre funcionamento do comércio em SJDR deve ser determinada pelo Ministério Público

Foto: Elaine Maciel

Desde o dia 12 de dezembro, o município de São João del-Rei foi orientado pelo Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 a regredir para Onda Vermelha do Programa Minas Consciente, a mais restritiva do programa. No entanto, mesmo na Onda Vermelha, o comércio que estava autorizado a abrir na Onda Amarela continuou funcionando. Isso porque, o Comitê Estadual aprovou, novos protocolos para funcionamento do comércio em dezembro, já que o mês, é considerado mais importante para as vendas. No entanto, desde o dia 04 de janeiro, os comerciantes e a própria população estavam sem saber se a determinação continua valendo, uma vez que, o protocolo criado pelo comitê iria apenas até o dia 31 de dezembro.
Até então, o comércio segue aberto. O prefeito municipal de São João del-Rei, Nivaldo Andrade, informou que a prefeitura está no aguardo do recebimento da notificação do Ministério Público recomendando que sejam seguidas as orientações estabelecidas na onda vermelha do Programa Minas Consciente para que um novo Decreto Municipal seja publicado. Vale lembrar, que a onda vermelha permite apenas o funcionamento de serviços essenciais como farmácias, supermercados, padarias e bancos.
Toda quarta-feira, o comitê estadual se reúne para a decisão semanal de avanço ou regressão de ondas para as macrorregiões. A macrorregião Centro-Sul, da qual São João del-Rei faz parte está na Onda Vermelha. Semanalmente também é divulgada decisão sobre a situação das microrregiões, as informações sobre as micros são divulgadas nas quintas-feiras.

Sair da versão mobile