Foi no início da noite de quarta-feira, dia 30 de dezembro, por volta das dezoito horas e trinta minutos. Empenhadas pela central de operações do 38º Batalhão, guarnições em serviço deslocaram até o bairro Colônia do Marçal, em São João del-Rei. Denúncia dava conta que naquele endereço havia ocorrido uma tentativa de homicídio, com disparos de arma de fogo.
No local, foi feito contato com a vítima, o adolescente K.T.B, de 17 anos, residente naquela rua. O garoto relatou que possui uma dívida de drogas, no valor de quatrocentos e cinquenta reais, para com os autores. De acordo com ele, os responsáveis também seriam dois adolescentes. O menino disse que os autores foram até sua casa e o chamaram para fazer uso de drogas. Ele aceitou e convidou os dois para entrarem em sua casa. Nesse momento, um dos autores, tomando posse de um revólver, fez disparos contra ele.
O garoto correu, conseguiu pular o muro para a casa de um vizinho sem ser atingido pelos disparos, que acertaram uma das paredes da casa.
Os autores evadiram em seguida tomando rumo incerto.
Como os adolescentes autores, são conhecidos no meio policial e residentes em Santa Cruz de Minas, foi iniciado o rastreamento e eles foram localizados. Foram identificados como sendo P.L.S, 17 anos e W.C.A, também de 17 anos.
Submetidos a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado em poder deles. Indagados, ambos negaram a participação na tentativa de homicídio e a posse de arma de fogo.
Levados perante a vítima, eles foram reconhecidos como os autores e suas vestes, como as mesmas dos momentos em que ocorreu a tentativa de homicídio.
Diante dos fatos, os envolvidos foram, na companhia de seus respectivos representantes legais, levados até a delegacia de plantão. Ali o boletim de ocorrência foi registrado e os três colocados à disposição da autoridade policial de plantão, para serem ouvidos e darem mais explicações sobre o ocorrido, antes de serem liberados, conforme previsto em Lei.