Por volta das dezenove horas, na noite de terça-feira, dia 29 de dezembro, policiais militares foram acionados pela central de operações. Uma das guarnições em serviço foi deslocada até a Avenida General Ozório, no bairro do Tijuco, em São João del-Rei. Denúncia dava conta que no local teria ocorrido um furto.
No local, foi feito contato com o solicitante, um corretor de imóveis. Ele relatou que estava próximo de uma residência, que aluga pra estudantes, e, observou a presença de dois indivíduos demonstrando atitude suspeita.
Ficou observando por alguns minutos, enquanto os homens permaneceram no local. Depois de algum tempo ele se afastou.
Pouco depois, o solicitante disse ter retornado ao local e soube por vizinhos que os dois suspeitos entraram no imóvel e saíram carregando alguns objetos. Os indivíduos tomaram rumo ao Alto das Mercês.
Ele então saiu ao encalço dos homens. Próximo à Rua do Ouro, deparou com os dois indivíduos. Um deles correu e jogou uma bolsa ao chão. O outro foi contido, levado de volta ao local do furto e detido pelos militares.
Foi identificado como sendo A.C.N, de 47 anos. Foi questionado ao homem quem seria seu comparsa, o mesmo negou em dizer. Ele relatou que apenas foi solicitado pelo tal indivíduo para carregar algo para o mesmo.
Os militares foram, então, até a casa de A.C.N, ali próximo. Por lá, localizaram uma mochila que continha no interior uma impressora HP e seus respectivos cabos de conexão. O equipamento foi reconhecido pelo solicitante como sendo de propriedade dos estudantes moradores da república.