Na madrugada desta sexta-feira, dia 18 de dezembro, a sala de operações do 2º Pelotão de Polícia Militar Rodoviária, em São João del-Rei, recebeu denúncia dando conta de que teria ocorrido um acidente de trânsito com vítimas. O acontecimento seria na BR 494 na altura do Km 191, próximo a estrada de acesso à fazenda do Pombal.
Ao chegarem no local, os militares ficaram sabendo que as vítimas já haviam sido socorridas por uma unidade de resgate do SAMU e levadas para a Unidade de Pronto Atendimento. A motocicleta em que estavam, já havia sido recolhida por familiares.
Os militares se deslocaram até a UPA e fizeram contato com o condutor da motocicleta, o cidadão D.R.M, de 33 anos, residente na cidade de Ritápolis. Indagado disse que conduzia sua motocicleta Yamaha, de cor preta, e levava como passageiro seu primo F.W.A.C, 28 anos. Eles seguiam na direção de Ritápolis, momento em que na altura do Km 191, perdeu o controle direcional da mesma, saiu da pista e se chocou contra um moirão de cerca.
Os militares observaram que o condutor apresentava sinais notórios de ter feito uso de bebida alcoólica. Indagado, ele confirmou que havia feito consumo por volta das dezoito horas.
Foi então oferecido a ele fazer o teste de alcoolemia, ele aceitou. No teste, ficou comprovado o uso de bebida alcoólica. Feita consulta ao sistema de informações, os militares verificaram que o condutor é inabilitado e que a motocicleta estava com documentação em dia.
Como o autor e o passageiro ficaram internados naquela unidade de saúde, não puderam ser encaminhados até a delegacia de polícia civil. O boletim de ocorrência foi então registrado e junto ao teste de alcoolemia, que não pode ser assinado pelo condutor devido aos ferimentos que apresentava, entregues na delegacia de plantão para as providencias posteriores ao caso.