O Comitê Extraordinário Estadual da Covid-19 decidiu que a macrorregião Centro-Sul de Saúde, da qual a micro de São João del-Rei faz parte, deve retornar à onda vermelha a partir de sábado dia 19 de dezembro, a decisão deve se estender pelo menos até sábado dia 26 de dezembro. A onda vermelha é considerada como o estágio mais restritivo do programa Minas Consciente. A macro Centro Sul, que têm Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei como cidades polo, estava na Onda Amarela, fase intermediária do programa, há duas semanas.
No entanto, no dia 10 de dezembro, a microrregional de São João del-Rei recebeu a sugestão de regredir a onda vermelha, o que não aconteceu. Isso porque, na segunda versão do programa, a análise é feita em âmbito macrorregional e microrregional – permitindo que uma cidade seja envolvida por duas ondas distintas: nesses casos, cabe ao Executivo local escolher quais normas serão respeitadas.
Na onda vermelha, apenas serviços classificados como essenciais podem funcionar, são eles: supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência; bares (somente para delivery ou retirada no balcão); açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros; serviços de ambulantes de alimentação; farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop; bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito; vigilância e segurança privada; serviços de reparo e manutenção; lojas de informática e aparelhos de comunicação; hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões; construção civil e obras de infraestrutura; comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
Com a decisão, a partir de sábado, bares e restaurantes de São João del-Rei que atualmente têm autorização para funcionar até às 22h sem vendas de bebidas alcoólicas, vão poder funcionar apenas com delivery e retirada no balcão. Já sobre o comércio em geral, como lojas de roupas, sapatos e brinquedos, o Comitê Extraordinário COVID-19 aprovou, na quarta-feira dia 09 de dezembro, que o comércio varejista e atacadista, permitido na fase amarela, poderá funcionar na fase vermelha no mês de dezembro, um dos meses mais importantes para o segmento em função do Natal. No entanto cabe à prefeitura municipal adotar medidas adicionais nesse momento. Entre os critérios de segurança estão o aumento de fiscalização sobre o uso de máscara e limite de 1 cliente/consumidor para cada 10 metros quadrados.