Emboabas

São João del-Rei tem baixas em reposições hospitalares de bolsas de sangue

Foto: Elaine Maciel

A fundação Hemominas vem sofrendo muito com baixos estoques de sangue. Essa dificuldade se tornou rotina desde o início da pandemia de covid-19, sendo agravada no final do ano com o período de férias e festas. No Brasil, há 4 classificações para doações: voluntária, vinculada (também chamada de reposição), específica e autotransfusão. Na voluntária, o doador contribui com os bancos de sangue no geral. Na vinculada, o doador tem a intenção de repor a quantidade de sangue utilizada no tratamento de um parente ou conhecido. Na categoria específica, a bolsa é destinada a um determinado paciente. Já a autotransfusão, permite que a pessoa reserve seu sangue para depois ela mesma utilizar. De acordo com a Captadora do Hemonúcleo de São João del-Rei, Elisabeth Santos, as reposições hospitalares na cidade não estão atingindo os níveis desejados.

“Quando uma pessoa esta internada e é abordada pela enfermeira, ou pela pessoa capacitada, pedindo ou solicitando doadores para a reposição, que essa reposição seja feita. Nós temos uma baixa muito grande de reposição hospitalar em nossa cidade. As pessoas solicitam o sangue e os familiares as vezes não comparecem.  Isso pode comprometer o atendimento.”

Beth também explicou a importância da reposição das bolsas e dos estoques estarem sempre cheios.

“A doação de sangue não é como antigamente, que você precisava e esperava alguém doar. Hoje, quando a pessoa precisa do sangue, ele tem que estar pronto para que a pessoa tome imediatamente. Então, não temos como aguardar a pessoa doar para depois fazer o repasse. Por isso, é importante que os estoques estejam sempre no nível ideal de todos os grupos sanguíneos para o atendimento. Cada cidade tem o seu nível ideal. Nossa luta diária é essa.”

O Hemominas fica na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, número 175, no bairro Segredo. O telefone para contato é o 3322-2900. Para doar, basta fazer o agendamento prévio no site www.mg.gov.br. Ao acessar, clique em “agendamento online”, em seguida “doar sangue”. O horário de funcionamento é de 13:30 às 15 horas as segundas-feiras. De terça a sexta-feira, de 7:30 as 11:30. Doar sangue salva vidas e uma doação pode salvar até 4 pessoas.

Sair da versão mobile