Emboabas

Prefeito Nivaldo alega que bares e restaurantes não vão poder abrir a partir desta terça-feira, 15 de dezembro

Foto: Reprodução

Bares e restaurantes não vão poder funcionar a partir desta terça-feira, 15 de dezembro, em São João del-Rei. O anúncio é do prefeito municipal, Nivaldo de Andrade. Por meio de vídeo divulgado em rede social, o executivo disse que a decisão foi necessária, em razão da escalada expressiva de novos casos para a covid-19 nos últimos dias. Afirmou, ainda, que vai se reunir com a direção da Santa Casa da Misericórdia e Hospital Nossa Senhora das Mercês para a adoção de protocolos de combate à doença.

“A partir de terça-feira, não vão abrir mais bares e restaurantes. O covid-19 aumentou muito e nós temos que prevenir, porque temos que salvar vidas. Na terça-feira, eu vou reunir com a comissão da Santa Casa e do Hospital e nós devemos tomar outras providências. Mas, o que está definido é que na terça-feira não vão abrir bares nem restaurantes. Vamos monitorando. Quando eu tiver a reunião com a Santa Casa e com o Hospital, com os médicos que entendem do problema, vamos tomar novas soluções.”
Vale destacar que o setor comercial segue liberado para funcionamento. Inclusive, a partir desta segunda-feira, 14 de dezembro, começa o horário especial de natal do comércio são-joanense. Quem explica é o presidente do SindComércio, Wainner Haddad.

“Na onda vermelha as empresas continuam usufruindo das diretrizes da onda amarela. Com a determinação de estender o horário de funcionamento, para que não haja aglomeração. Então, nós vamos manter o horário de funcionamento, até uma segunda ordem que vier da prefeitura, com relação a algum decreto que for assinado. Mas, está mantido o horário de funcionamento estendido.”
A microrregião de São João del-Rei foi orientada na quinta-feira, dia 10, a retornar para a onda vermelha do Minas Consciente, a mais restritiva do programa. Só que a macrorregião Centro-Sul, da qual as microrregiões de São João del-Rei, Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete fazem parte, segue com autorização para permanecer na onda amarela. Neste caso, quando as orientações são diferentes para a micro e macro, a definição cabe ao executivo municipal. Mesmo se a cidade regredir para a onda vermelha, os estabelecimentos autorizados a abrir na amarela podem continuar a funcionar. Isso porque o Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 aprovou, na última semana, novos protocolos para atividades comerciais em dezembro, já que esse é o mês mais importante para as vendas. Para que as lojas permaneçam abertas, o gestor municipal precisa adotar medidas adicionais de prevenção. Wainner destaca orientações essenciais para os comerciantes.

“A primeira orientação é o álcool em gel, uso obrigatório de máscara, um cliente a cada 10 m² da loja e fazer essa retenção do número de pessoas dentro da loja. Também é necessário tomar todas as providências com relação a higiene. Higienização da máquina de cartão de crédito, do balcão e das roupas que foram experimentadas, as roupas devem passar um período de 12 horas até voltar para a venda. Toda essa prevenção deve ser tomada. O comércio está consciente que nós devemos tomar essas medidas de prevenção, pois está em nossas mãos a abertura ou o fechamento.”

Até 18 de dezembro, o funcionamento será das 9h às 21h. No sábado, dia 19, de 9h às 20h. No domingo, dia 20, as lojas abrem de 15h às 21h. Do dia 21 ao 23, novamente com horário das 9h às 21h. Para a véspera de natal, dia 24, de 9h às 17h. No dia 25, o comércio estará fechado. A partir do dia 26, horário normal. Nos dias 01 e 02 de janeiro, o comércio vai estar fechado.

Sair da versão mobile