Por meio de vídeo divulgado nas redes sociais, médicos da Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei fizeram um alerta à população sobre o momento delicado que a instituição vive durante o enfrentamento do coronavírus. Os médicos relatam que há cerca de uma semana, a ocupação máxima de leitos para a Covid-19 foi atingida e pedem o apoio da população nas medidas de prevenção. O vídeo foi gravado no sábado, por volta das 18h e divulgado já no domingo, dia 13 de dezembro. Dr Sérgio Velloso, coordenador da área Covid da Santa Casa, destaca que os pacientes têm apresentado sintomas mais graves – o que impede a rotatividade dos leitos: “Infelizmente estamos trabalhando no máximo da nossa capacidade nos últimos 7, 10 dias. A gente consegue ter uma rotatividade dos leitos com alguns pacientes com gravidade menor. Mas, infelizmente o que nós temos visto atualmente, são os pacientes chegando cada vez mais graves e cada vez precisando de mais tempo de internação. Entendo que o coronavírus não deve ser temido, mas deve ser respeitado. As pessoas perderam muito medo em relação ao vírus. Eu acho que não é preciso ter medo, mas é preciso ter respeito. Então, é fundamental que a população faça sua parte.”
Outra dificuldade relatada é a ausência de profissionais da saúde para atender esses leitos. Quem explica é o Dr Allyson Carvalho, diretor técnico da Santa Casa: “Estamos no momento de maior dificuldade, talvez, dessa pandemia em São João del-Rei. Tem sido muito difícil a incorporação de novos profissionais, para que nós possamos ampliar os nossos leitos de UTI. Temos encontrado bastante dificuldade em encontrar médicos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem. Não é fácil abrir um leito, não é simplesmente abrir e colocar equipamentos. Precisamos colocar qualidade no atendimento da população.”
Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, a Santa Casa que conta com 10 leitos públicos de UTI e sete leitos UTI particulares/convênio, contabiliza 14 internações, e três pessoas receberam alta nas 24 horas anteriores ao boletim. A ala pediátrica registra 2 internações. Vale destacar que junto com o Hospital Nossa Senhora das Mercês, a Santa Casa é a responsável pelo atendimento referência de pacientes com a Covid-19 de cerca de 250 mil pessoas que moram na microrregião de São João del-Rei, englobando outras 19 cidades da região.