Emboabas

Microrregião de São João del-Rei é orientada a voltar para onda vermelha; comércio segue liberado para funcionamento devido as vendas de final de ano

Foto: Governo de Minas Gerias/Divulgação

A microrregião de São João del-Rei foi orientada na quinta-feira, 10 de dezembro, a retornar para a Onda Vermelha do Programa Estadual Minas Consciente. Essa é a mais restritiva do programa. Entretanto, a macrorregião Centro-Sul, da qual as microrregiões de São João del-Rei, Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete fazem parte, segue com autorização para continuar na Onda Amarela. Nesse caso, quando as orientações são diferentes para a micro e macro, a decisão cabe ao executivo municipal. Assim como aconteceu em 27 de novembro, ocasião em que a macro foi orientada a regredir para a Amarela e a micro era autorizada a seguir na Verde. Na data, a Prefeitura Municipal publicou decreto oficializando a regressão.

Essas orientações feitas pelo Governo do Estado levam em consideração o número de casos e a taxa de ocupação de leitos nas regiões. Na atual Onda Amarela, além de serviços básicos como supermercados e farmácias, podem funcionar salões de beleza, comércio, bares sem apresentação ao vivo, lojas de roupas, departamento, brinquedos, academias e clubes seguem liberados. Eventos e lazer estão proibidos nesta etapa.

As orientações começam a valer no próximo sábado, dia 12 de dezembro. Mesmo caso a cidade regrida para a Onda Vermelha, o comércio autorizado a abrir na Onda Amarela vai poder continuar funcionando. Isso porque o Comitê Estadual Extraordinário Covid-19 aprovou, nesta semana, novos protocolos para funcionamento do comércio em dezembro, já que esse é o mês mais importante para as vendas. 

Conforme sugestão do grupo técnico, o comércio varejista e atacadista, atualmente permitido na onda amarela, poderá funcionar em onda vermelha, desde que o gestor municipal adote medidas adicionais de prevenção, como o aumento de fiscalização sobre o uso de máscara, limite de 1 cliente para cada 10 metros quadrados e restrição do horário de funcionamento de bares e restaurantes até as 22h, com proibição do consumo em pé.

A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com a administração municipal para saber sobre a decisão de regredir a onda vermelha ou permanecer na amarela, mas até o fechamento desta reportagem não foi informada sobre possíveis decisões.

Sair da versão mobile