Emboabas

Profissional fala sobre o atendimento do Núcleo de Saúde Mental de SJDR

Foto: Reprodução

Desde 1984, o Núcleo de Saúde Mental instalado em São João del-Rei oferece atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito a população da cidade. Contando atualmente com 12 profissionais, o núcleo atende cerca de 1000 a 1200 são-joanenses mensalmente. A psicóloga e coordenadora da unidade, Maria Alicia Coelho fala sobre como buscar atendimentos no Núcleo.

“Primeiro atendimento dos nossos usuários, é feito nas Unidades Básicas de Saúde. O paciente tem que ser acolhido em seu bairro e deve ser atendido pelos técnicos de saúde do próprio bairro. A partir do momento que os técnicos observam que esse paciente precisa de um tratamento especializado, eles fazem esse encaminhamento com um relatório sobre os sintomas do paciente e encaminham para nós.”

A profissional também destaca os principais atendimentos realizados pela equipe.

“A gente não trabalha com urgência. Urgência e emergência são nos CAPS. Aqui são agendamentos para tratamentos. Trabalhamos muito com o sofrimento mentais, muito sofrimento mesmo, vidas ruins, tristes, sequelas de muito sofrimento. Também muito quadro de ansiedade e depressão. Poucos casos de esquizofrenia e psicose, não é a nossa maioria.”

Todo atendimento é gratuito e realizado após agendamento. De acordo com Maria Alicia em média 80% dos pacientes atendidos no núcleo recebem alta após o tratamento mostrar eficácia.

“Quando a doença é crônica, a gente mantém o tratamento contínuo com o paciente. Mas, quando a doença é aguda, 70 a 80% melhora muito. Acho que até mais de 80%.”

Atualmente, o Núcleo de Saúde Mental funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. O núcleo está à Rua Gonçalves Coelho, nº 82, no Centro da cidade. O telefone para informações é o 3371-4619. Além de matérias nas edições do Jornal Emboabas, a Rádio Emboabas está realizando uma série de podcasts sobre o assunto. O atendimento no Núcleo de Saúde Mental é o último dos quatro episódios que entra no ar na íntegra, as quartas às 22h30 com reprise no domingo às 18h. Também é possível acessar o conteúdo em nosso site na área de podcasts: emboabas.com.

Sair da versão mobile