Na manhã de sábado, dia 5 de dezembro, policiais militares cumpriam mandados de busca e apreensão, expedido pela segunda vara criminal e de execuções penais da Comarca de São João del-Rei. Os mesmos compareceram em diversos imóveis na cidade de Ritápolis e no final três pessoas foram detidas, tendo drogas e dinheiro recolhidos.
O primeiro registro ocorreu em uma residência no Alto de Fátima, onde mora a desfavorecida pelo mandado, a cidadã S.C, de 40 anos. Foi feito contato com a mesma, que foi cientificada do mandado e, na presença de testemunhas foi iniciada buscas no interior da casa.
Neste instante, ali chegou o cidadão N.S, de 27 anos, procurando pela moradora. Ao notar as buscas no imóvel, disse que precisava ir embora. O mesmo é conhecido no meio policial e também havia um mandado de busca em sua casa, no Povoado da Prainha. Com isso, foi abordado e reagiu na tentativa de fugir.
Submetido a busca pessoal no interior da mochila que portava, foram localizadas quatro barras de maconha prensada, de tamanho semelhante ao de um tijolo maciço cada uma delas e uma porção já triturada da mesma droga, de tamanho semelhante ao de uma bola de sinuca.
Foi recolhido o telefone celular do jovem, nele constavam registros de várias mensagens e áudios trocados via Whatsapp entre ele e Silvia, referindo-se ao tráfico de drogas na cidade.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão à S.C e N.S. Os dois foram encaminhados junto a toda droga, dinheiro e aparelhos celulares recolhidos, para a delegacia de plantão em São João del-Rei.
O segundo registro de cumprimento de mandado de busca e apreensão, ocorreu no Povoado da Prainha, e na Residência do cidadão H.M.S, de 48 anos. Ao ser fazer contato, o cidadão notou a presença dos militares e fechou imediatamente a janela. O mesmo não abriu a porta, obrigando aos militares arrombarem.
Foi ele então abordado e iniciada na presença de testemunha a busca no imóvel. No quarto do homem, debaixo de um tapete, foi localizada uma sacola plástica. Dentro dela, continha quinze papelotes com cocaína e quatro tabletes de maconha, de tamanhos diferentes, prontas para serem comercializadas. Também foi localizada na casa, a quantia de mil oitocentos e setenta e dois reais.
Foi então dada voz de prisão ao autor, por tráfico de drogas e também levado para a delegacia de plantão em São João del-Rei.
Ali foram devidamente qualificados em boletim de ocorrência e colocados a seguir à disposição da autoridade policial, juntamente com toda droga, dinheiro e demais materiais recolhidos.
Foram ouvidos, tiveram o flagrante de tráfico ratificado e em seguida N.S e H.M, foram encaminhados para a Cadeia em Resende Costa. S.C foi encaminhada para a cadeia em Andrelândia, onde ficaram à disposição do Poder Judiciário.