Emboabas

Dos 28 leitos públicos em SJDR, 20 estão ocupados; cinco leitos ocupados na Santa Casa da Misericórdia são privados ou de convênio

Foto: Aluisio Moreira/SEI

O boletim epidemiológico de terça-feira, dia 08 de dezembro, indicava que 27 pessoas estavam internadas nas unidades de saúde de São João del-Rei; 14 são são-joanenses. A cidade histórica conta com 28 leitos públicos de UTI, nas duas unidades de saúde responsáveis pelo atendimento de 250 mil pessoas – a população de São João del-Rei somada a de outros 18 municípios. As duas casas de saúde referência são o Hospital Nossa Senhora das Mercês e a Santa Casa da Misericórdia. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é considerada retaguarda e também oferta leitos de UTI para tratamento da Covid-19.

Além dos leitos públicos de UTI, o Hospital e a Santa Casa também possuem leitos particulares. A Santa Casa informou, por meio de nota em 08 de dezembro, que disponibiliza, atualmente, 16 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 10 públicos ofertados pelo SUS e 06 para convênios ou solicitação particular. Anteriormente, a unidade contava com 18 leitos de UTI públicos. Mas um total de 08 foi desabilitado pela baixa ocupação. A decisão foi tomada após reuniões com a Gerência Regional de Saúde (GRS) e Secretaria Municipal de Saúde.

Já no Hospital Nossa Senhora das Mercês, de acordo com a última atualização da unidade, são 20 leitos para tratamento da doença, dois são privados ou convênio.

Das 27 internações do dia 08 de dezembro, 15 são na Santa Casa da Misericórdia, todos em leitos de UTI; três deles utilizam respiradores. Dez pacientes estão no Hospital Nossa Senhora das Mercês, seis utilizam respiradores. Na UPA é registrada uma internação em leito de UTI com utilização de respirador e uma em leito clínico. Portanto, dos 28 leitos públicos de UTI, 20 estão em uso. Isso indica uma taxa de ocupação em 71,5%.

Sair da versão mobile