Na madrugada de sábado, dia 5 de dezembro, uma das guarnições em serviço, realizava patrulhamento preventivo pela área central da cidade. Em dado momento receberam uma denúncia, oriunda da polícia civil do Rio de Janeiro. A denúncia dava conta de que o cidadão; C.F.A, 32 anos, vulgo “CL”, estaria com um mandado de prisão em aberto expedido pelo poder judiciário daquele estado e que tiveram notícias de que ele estaria se escondendo em São João del-Rei.
De posse das características do cidadão, os militares fizeram levantamentos e acabaram por descobrir que o mesmo estaria em uma residência próximo ao Barracão da Prefeitura, onde funciona a Secretaria Municipal de Obras.
Os militares se deslocaram para o local e passaram a monitorar as proximidades. Não demorou muito para que avistassem no Largo do Carmo, um cidadão com as mesmas características do acusado.
Foi ele então abordado e identificado como sendo “CL”. Submetido a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado em seu poder. Os militares foram até a casa dele e autorizados fizeram buscas no interior da mesma, porém, ali nada de ilícito foi localizado.
Célio foi então cientificado da expedição do mandado e recebeu voz de prisão. Foi levado até a delegacia de polícia civil, onde o boletim de ocorrência foi registrado e o autor colocado em seguida à disposição da autoridade policial para passar pelos tramites pertinentes e seu posterior encaminhamento ao sistema prisional.