Emboabas

Captadora do hemonúcleo de São João del-Rei explica como são feitas as distribuições de bolsas de sangue

Fundação Hemominas núcleo de São João del-Rei – Foto: Elaine Maciel

É comum escutarmos que as unidades do hemominas estão precisando urgentemente de doação de sangue. Mas, nem sempre nos atentamos a importância de atender a esse pedido. Os hemonúcleos abastecem outras agências de suas regiões. Apenas o de São João del-Rei atende 14 cidades no entorno. A demanda por sangue, infelizmente, é muito grande e a oferta não acompanha. A Captadora do hemonúcleo, Elisabeth Santos, explicou como funciona a distribuição

“Nós somos 14 cidades e 27 hospitais. Então, essas cidades da região que são Lafaiete, Lavaras, Nazareno, Carrancas, São Tiago, Rezende Costa, Entre Rios, entre outras, são abastecidas com sangue que é coletado aqui na nossa unidade. São chamadas de agências, são hospitais que mantém o sangue para atendimento de seus pacientes e pegam o sangue em São João del-Rei, pronto para a transfusão. Então, nós temos essa demanda muito grande dentro da nossa cidade.”

As agências coletam essas bolsas de sangue, mas repõe os estoques da unidade trazendo doadores.

“O atendimento é semanal e quinzenal para as agências pequenas e para as agências maiores semanal. Toda semana o sangue é levado para essas cidades, para que elas façam o atendimento de seus pacientes. Essas agências também enviam seus doadores, porque cada bolsa transfundida tem que ser reposta, através dos familiares ou da própria população da cidade que é voluntária. “

Doar sangue salva vidas e uma doação pode salvar até 4 pessoas. O Hemominas fica na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, número 175, no bairro Segredo. O telefone para contato é o 3322-2900. Para doar, basta fazer o agendamento prévio no site www.mg.gov.br. Ao acessar, clique em “agendamento online”, em seguida “doar sangue”. O horário de funcionamento é de 13:30 às 15 horas as segundas-feiras. De terça a sexta-feira, de 7:30 as 11:30.

Sair da versão mobile