São João del-Rei está com 82,14% dos leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19 ocupados. De acordo com dados divulgados pelo último boletim epidemiológico de quarta-feira, dia 2 de dezembro, a cidade está com 23 internações em Unidades de Terapia Intensiva. Em entrevista à Rádio Emboabas, o secretário municipal de saúde, José Marcos Ferreira, destacou que a Santa Casa de Misericórdia está com todos os leitos SUS Covid-19 ocupados. O secretario falou ainda sobre o aumento na taxa de ocupação dos leitos.
“Na realidade, durante essas duas semanas, houve um aumento de casos que assustou muito, inclusive, de leitos de UTI ocupados. Eu já liguei nas casas, nós temos 10 leitos de UTI para covid na Santa Casa, todos estão ocupados. Nós temos na Santa Casa 4 leitos de UTI de convênio, também estão ocupados.”
Anteriormente, a cidade contava com 36 leitos públicos exclusivos para a Covid-19, entretanto 8 deles foram desabilitados na Santa Casa de Misericórdia. Ele explica a decisão:
“Na última reunião foi definido que alguns leitos de UTI seriam desativados, porque naquela época a ocupação estava baixa. O Ministério da Saúde não estava habilitando leitos onde a ocupação estava baixa. Então, foi orientado pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde que desabilitasse 8 leitos. Desses 8 leitos, a Santa Casa optou por desabilitar e ficou só com 10. O Hospital Nossa Senhora das Mercês ficou com os 10 que tinha e com os 8 que ela já tinha habilitado. Então, hoje nós temos 28 leitos de UTI.”
Agora, devido ao aumento de casos do novo coronavírus e também de internações nas UTI’s, José Marcos Ferreira afirmou que secretaria de saúde está buscando ativar os 8 leitos novamente.
“Nós já solicitamos em conversas com o pessoal da regional da saúde, com a Tatiana, e, também de acordo com solicitação do Dr. Sérgio Veloso. Nós já pedimos a habilitação dos 8 leitos de UTI na Santa Casa. O ofício já foi enviado para o estado, para a Secretaria Estadual de Saúde, para eles tomarem as providências para habilitar.”
O processo de habilitação acontece junto a Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde.