Emboabas

Com aumento dos casos de covid-19, Macrorregião Centro Sul retorna à onda amarela

Foto: Reprodução

Com o aumento dos casos de covid-19 e alta ocupação de leitos de UTI, o Governo de Minas, decidiu recuar na flexibilização e impor mais restrições de atividades para sete macrorregiões de saúde do estado a partir desta quinta-feira dia 03 de novembro, entre ela a macrorregião Centro Sul de Saúde que vai regressar à onda amarela, considerada de nível intermediário quanto a restrição do funcionamento das atividades comerciais e sociais.

A macrorregião Centro Sul é subdividida em microrregiões – que têm Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei como cidades polo. Na nova versão do projeto do Governo de Minas, a avaliação para autorização de mudança de ondas é feita em nível macrorregional e microrregional. Na última semana, a macro permaneceu na onda verde, mas São João del-Rei foi orientada a regredir para à onda amarela.  Quando as orientações para as macro e micro são diferentes, cabe ao Executivo municipal decidir qual onda o município deve seguir. Depois da orientação dada a São João del-Rei na quinta-feira, dia 26, o município regrediu a onda amarela no dia 28 de novembro. Outras cidades da micro também regressaram para a onda amarela como foi o caso de Tiradentes e Resende Costa, no entanto agora todas as cidades da micro e macro devem voltar para a onda amarela.

Com isso, todos os eventos estão suspensos nas 51 cidades da macro. Além disso, shows em bares também não são mais autorizados. Isso porque, na onda amarela, cinemas, casas de shows, espetáculos e festas, museus e discotecas devem ser fechados. Mas bares sem apresentações ao vivo, salões de beleza, comércio em geral, lojas de roupas, departamento, brinquedos, academias e clubes seguem liberados para atividades, desde que respeitados os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Dentre eles o fornecimento de álcool em gel para consumidores e clientes, distanciamento social, bem como a utilização de máscaras nos ambientes compartilhados.

São João del-Rei, uma das cidade polos da macrorregião e responsável por pacientes de outros 18 municípios, está com 82,14% de ocupação dos leitos. Dos 25 pacientes internados, 16 são de outras cidades. 

Sair da versão mobile