Na tarde de segunda-feira, empenhada pela sala de operações, uma das guarnições da polícia militar em serviço deslocou até o bairro Jardim Bandeirantes, em Barroso. Denúncia dava conta que naquele local havia um cidadão caído em via pública, que havia sido atingido por uma facada.
Chegando ao local os militares depararam com a vítima, identificado como sendo E. N, de 35 anos, residente naquele Bairro. Ele apresentava um ferimento na altura do peito, e já estava sendo socorrido por uma unidade do SAMU e levado para o Hospital Municipal. Ali, depois do primeiro atendimento e devido à gravidade do ferimento provocado pelo golpe de faca, foi transferido para a Santa Casa em São João del-Rei.
Testemunhas relataram aos militares que o autor da lesão corporal, seria o cidadão identificado como sendo B.L.N, 25 anos, também residente ali no bairro Jardim Bandeirantes. Contudo, as testemunhas não sabiam precisar o motivo da agressão.
Conhecedores do autor, foi iniciado rastreamento na tentativa de o localizarem, indo os militares inclusive até a sua residência, porém, não obtiveram êxito em fazer sua abordagem.
O boletim de ocorrência foi então registrado e encaminhado à delegacia de polícia civil para as investigações posteriores.