Por meio de decreto publicado no diário oficial de São João del-Rei na sexta-feira, 27 de novembro, a Prefeitura Municipal definiu que o município está novamente na Onda Amarela do programa estadual Minas Consciente. A decisão veio após a microrregião de São João del-Rei ser orientada, pelo Comitê Extraordinário Estadual a regredir de onda, por conta do número de casos e índice de ocupação de leitos. A indicação é válida desde o último sábado, dia 28 de novembro.
Como a macrorregião centro-sul, da qual a cidade histórica faz parte, segue autorizada a permanecer na onda verde, que libera o funcionamento de atividades consideradas de alto risco de transmissão do novo coronavírus. A decisão de regredir ou não coube ao prefeito da cidade. Isso porque, quando a indicação para as macro e microrregiões são diferentes, a gestão municipal tem o poder de decisão.
Com isso, todos os eventos estão suspensos na cidade. Além disso, shows em bares também não são mais autorizados. Isso porque, na onda amarela, cinemas, casas de shows, espetáculos e festas, museus e discotecas devem ser fechados. Mas bares sem apresentações ao vivo, salões de beleza, comércio em geral, lojas de roupas, departamento, brinquedos, academias e clubes seguem liberados para atividades, desde que respeitados os protocolos sanitários de combate à Covid-19. Dentre eles o fornecimento de álcool em gel para consumidores e clientes, distanciamento social, bem como a utilização de máscaras nos ambientes compartilhados.