Já faz tempo que o brasileiro vem sentindo no bolso o aumento nos preços dos alimentos. Em São João del-Rei, o cenário se repete. De acordo com o Nepe, Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ, o custo da alimentação básica na cidade encareceu 5,87% em outubro, quando comparado com o mês de setembro. Um item cujo preço segue alto, é a carne bovina. O Nepe informou que apenas em outubro, o aumento registrado em São João del-Rei foi de 5,16%. Com relação a uma melhora nos valores, as expectativas não são boas. O preço da carne de boi deve continuar alto até o final de 2020. Para entender melhor o que impulsiona esta elevação, conversamos com o economista Douglas Ferreira.
“Esse produto já vem apresentando alta desde o final do ano passado. Em 2020, esta alta acumulada já está próxima dos 16%. O que a gente observa é que entre agosto e outubro, nós tivemos uma elevação de cerca de 13% no preço da carne bovina. O que pode ajudar a explicar, é que assim como a soja e o arroz, o aumento da exportação desse produto deve continuar. As exportações da carne bovina para a china aumentaram em cerca de 150% neste ano, em relação ao ano passado. Outro fator que favorece o aumento, está relacionado a alta nos preços dos insumos, ou seja, na ração para o rebanho. O milho e a soja estão com cotações mais elevadas.”
Além da alta nos preços das rações desses animais, também há uma redução no número dos rebanhos.
“Há uma redução no número de rebanhos para abate, ou seja, há uma redução desta oferta. Isso como forma dos produtores assegurarem este preço mais alto, dado o aumento dos custos. A tendência para os próximos meses é que com esse aumento na demanda por carne por outros países como a China, isso vai pressionar ainda o preço da carne bovina. Os especialistas do setor, acreditam que em curto prazo, este preço não tende a reduzir.”
Ou seja, o que acontece é que com o dólar mais valorizado em relação ao real, produtores estão preferindo vender a carne para outros países. Essa escolha diminui a oferta dentro Brasil.