Emboabas

Prefeito Nivaldo diz que vai seguir normas do programa Minas Consciente e atribuiu aumento de casos da Covid-19 a relaxamento dos cuidados da população

Sars-coV-2 – Foto: Reprodução

O prefeito municipal de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade, em entrevista exclusiva à Rádio Emboabas, disse que a prefeitura está ciente do aumento expressivo de casos para a Covid-19. Que o fato se explica pelo relaxamento da comunidade em relação a adoção dos protocolos sanitários, como uso de máscaras, respeito ao distanciamento social e higienização com álcool em gel. Disse ainda que muitas pessoas estão promovendo grandes festas com até 500 pessoas.

O executivo falou também sobre a flexibilização das atividades comerciais. Reafirmou que a cidade histórica segue as decisões do Programa Estadual Minas Consciente e que aguarda posicionamento do comitê extraordinário sobre possível regressão à onda amarela. Ressaltou que existe a possibilidade que esse retorno aconteça em até cinco dias, mas que até o momento, não há nada confirmado.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, na terça-feira, 24 de novembro, 15 pessoas estavam nas unidades de saúde do município, sendo seis são-joanenses. Um total de 14 em leitos de UTI. Seis utilizavam respiradores. O número de leitos de terapia intensiva para tratamento da doença é 36. A taxa de ocupação está em 38,8%.

Questionado se haveria um aumento dos leitos, Nivaldo afirmou que os equipamentos disponíveis atualmente são suficientes para atender a demanda.

Sair da versão mobile