Emboabas

Vendas de final de ano são expectativa para aquecer comércio

Registro feito em 2019 – Foto: Elaine Maciel

Datas comemorativas são sempre esperadas pelos comerciantes. Nessas ocasiões, as vendas são aquecidas e movimentam a economia local. A data mais aguardada do segundo semestre é o Natal. A estimativa para todo o país é que as vendas do Natal deste ano movimentem R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, um avanço de 4,3% em relação ao ano passado. Esse dado é a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Em São João del-Rei, o cenário é similar. Quem explica é o presidente da Associação Comercial, José Egidío.

“Como as vendas tem se mantido desde agosto em um ritmo de crescimento pequeno, mas constante, a expectativa é que o natal seja bom para todo segmento comercial. Também acreditamos que as vendas de final de ano cresçam na casa de 5 a 6%, em relação ao ano passado. O que vai ser muito benéfico para todo comércio, porque em relação a nossas vendas no ano 2020, infelizmente foi um ano perdido, pois ficamos fechados durante muito tempo e o vai e vem acabou prejudicando muito.”

Em 2020, as vendas de final de ano são ainda mais aguardadas, já que empreendedores buscam retomar o fôlego dos negócios que passaram boa parte do ano fechados. José reforça a importância das datas especiais no comércio: “São datas comemorativas, como dia dos namorados, dia dos pais, dia das mães, dia das crianças, natal e páscoa, são datas no calendário que normalmente aquecem as vendas. A nossa expectativa agora é com o natal, passou os dias das crianças e o foco é o natal.”

O Natal é a data que mais aquece o comércio, já que muitas famílias realizam a tradicional troca de presentes.

Sair da versão mobile