Emboabas

Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e atualização do cartão chegam à reta final

Vacinação é prevenção contra doenças.

Duas campanhas de vacinação estão na reta final em todo o país. Uma delas contra a poliomielite e outra para atualizar a caderneta vacinal. A imunização será realizada até o dia 30 de outubro, nas Unidades Básicas de Saúde. A meta do Ministério da Saúde é atingir, pelo menos, 95% do público-alvo.


As crianças de um ano a menores de cinco anos de idade devem receber a Vacina Oral Poliomielite. A enfermeira chefe do setor de epidemiologia de São João del-Rei, Eliene Freitas, explica sobre a poliomielite: “A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecciosa e é altamente contagiosa. É causada pelo poliovírus principalmente transmitido pela via fecal e oral, mas pode acontecer de ser transmitido também por água e alimentos contaminados. A multiplicação do vírus acontece no intestino e pode atingir o sistema nervoso central, causando a paralisia”. Ela também comentou sobre a importância da vacina: “O último caso foi em 1990, mas a pessoa sem vacinada traz um risco de retorno dessa doença que está controlada, que é séria e pode ter complicações”, explica.


Já a campanha de multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos que não foram imunizados ou que estejam com a caderneta incompleta de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Para se vacinar, basta ir até a UBS mais próxima com o cartão de vacinas e o cartão do SUS.

Foto: Reprodução/Pixabay

Sair da versão mobile