A administração do Cemitério Municipal de São João del-Rei reforça que os familiares de pessoas que foram sepultadas no local tem um prazo de cinco anos para solicitar a exumação do corpo. A exumação é o ato de desenterrar os restos mortais.
A Coordenadora do Cemitério Municipal, Elisabeth Silva, orienta: “Para aquelas pessoas que foram sepultadas no ano de 2015, mais precisamente no mês de agosto, o familiar já pode solicitar a exumação e caso nenhum responsável compareça, a assistência social é autorizada a realizar a exumação sem a família”, disse. A coordenadora também explica sobre o processo de solicitação que deve ser feita por um familiar ou responsável. “É feita através de algum familiar ou responsável que deve comparecer munida de um documento e assinar a exumação. Os restos mortais podem ser levados para o ossuário da prefeitura, que é válido por 10 anos, ou pode fazer o translado para outro cemitério”. Portanto, depois de feito o pedido, os familiares decidem se os restos mortais vão para um ossuário geral, da família ou ainda se serão levados para um outro local.
Não é preciso esperar os 5 anos para solicitar o processo. A partir de 3 anos e meio da data do sepultamento, o pedido já pode ser feito. Caso não haja uma procura dentro de cinco anos, os restos mortais são levados para o ossuário geral do cemitério municipal. A parte administrativa do Cemitério Municipal fica na Avenida Leite de Castro, no bairro Fábricas. Em consequência da pandemia da Covid-19, está funcionando de segunda à sexta-feira, das 7 às 11 horas. O telefone de contato é o 3373-4097.
Foto: Reprodução/Google Maps