Emboabas

Água que abastece a área da Colônia do Marçal em São João del-Rei vem do Rio Carandaí

Copasa é responsável pelo abastecimento de água da região da Colônia do Marçal em SJDR.

A área da Colônia do Marçal e adjacências em São João del-Rei é de responsabilidade da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a Copasa. A água que abastece essa região é captada no Rio Carandaí – que está na divisa entre São João e Tiradentes.

A água então passa pelo processo de tratamento para que chegue pronta para o consumo nas residências. Isso é o que explica José Eli de Souza, gerente do Distrito Regional Lavras: “Antes de ser distribuída a população, a água recebe alguns produtos químicos. Nós usamos o policloreto de alumínio para coagulação da água, hipoclorito de cálcio para desinfecção, o hidróxido de sódio para correção do pH e ácido fluossilícico para a fluoretação. Quando vai para os imóveis, a água já está devidamente tratada”. A água também é testada com frequência para garantir a qualidade: “No nosso laboratório, fazemos a testagem de hora em hora para fazer correções, se for necessário”.


Caso haja algum vazamento, a água pode chegar com terra. Nesse caso, o consumidor deve entrar em contato com o 115 para solucionar o problema: “Nossa rede de água é subterrânea, está na terra, então se há algum vazamento pode acontecer de entrar um pouquinho de terra até sanarmos o vazamento. Nesse caso, o consumidor deve entrar em contato para que a nossa equipe dê uma descarga no padrão para limpar a água”, explica.


Com a pandemia da Covid-19, os atendimentos nas agências estão suspensos. Por isso, caso seja necessário, o contato deve ser feito pelos canais digitais: pelo 115, pelo aplicativo para celular ou site.

Foto: Reprodução/ Copasa

Sair da versão mobile