Se tem uma frase que todos os médicos, sem exceção, insistem é: beba bastante água. Justamente por causa dessa recomendação constante, tem gente que força a ingestão de várias garrafinhas d’água por dia. Mas às vezes sem nem saber o motivo. Água é uma substância simples com funções gigantes. Ela é tão importante para o nosso corpo, pois nossas células são compostas por água. Uma das suas missões principais é regular a entrada e saída de substâncias do organismo. E o órgão que auxilia neste processo é o rim.
Os dois são uma dupla inseparável, como explica o médico em formação pela UFSJ e membro do projeto Eu Como Cultura, Vinícius Resende.
“Uma das funções muito importante da água é a limpeza das substâncias ruins. Quem faz a limpeza dessas substâncias é os rins. A gente fala tão pouco dos rins e eles estão lá, em pequeno tamanho no nosso organismo, mas são essenciais para o nosso funcionamento. Porém, sem água, eles não funcionam.”
O elemento é responsável também por tantos benefícios que proporcionam uma vida com mais qualidade. Inclusive, com um toque especial na beleza.
“Um outro ponto importante é que ela melhora a nossa atividade intestinal. Então, quando estão mais constipadas, mais ressecadas, com uma maior dieta de água os instestinos funcionam bem. Também a nossa querida pele. A gente escuta todo mundo falando: “Usa esse creme que ele é maravilhoso para hidratar a pele”. O creme ajuda, mas acontece que a maior hidratação da pele vem de dentro para fora.”
Vale acrescentar que a água cuida ainda do controle da temperatura corporal e da pressão arterial. Por isso quando alguém está com a pressão baixa, sintomas de sonolência, os médicos recomendam aumentar o consumo de água. Por outro lado, a falta dela pode provocar consequências graves, como artroses, problemas circulatórios, intestinais e fadiga. Uma forma rápida de observar o seu nível de hidratação é verificar a cor da urina.
“A nossa urina começa a ficar escura e em menor quantidade. Outro sinal de alerta, quando formos ao banheiro e vermos que a urina está mais amearelada, ou amarronzada e mais escura, procurem o médico o mais rápido possível. Além disso, se ela começar a ficar em menor quantidade, outro sinal de alerta que os rins não estão funcionando muito bem.”
A orientação é consumir, em média, 2 litros de água por dia. Só que levando em consideração fatores como altura, por exemplo, alguns precisam de mais outros menos. E nos dias de calor quando suamos em maior quantidade, consequentemente, é necessário elevar a ingestão de água.