Crianças, pais e lojistas esperam ansiosos pelo Dia das Crianças. Comemorado no dia 12 de outubro, a data é a terceira mais importantes para as vendas do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o dia deve movimentar aproximadamente R$ 10,87 bilhões neste ano. Em são João del-Rei, o cenário também é positivo. Quem explica é o presidente da ACI del-Rei, José Egídio: “As datas mais importantes do 1° semestre foram perdidas, afinal esse ano quase todo foi perdido, porque as nossas atividades retornaram mesmo só em agosto. A expectativa que nós tínhamos em relação a essa data importante no calendário, que é o dia das crianças, vinha atendendo aquilo que nós esperávamos. Um crescimento pequeno, mas pelo menos da pra andar um pouco os prejuízos que as empresas tiveram no decorrer desse ano.”
A expectativa é que as compras de última hora nesta sexta e sábado também impulsionem as vendas: “Temos ainda mais dois dias, sexta e sábado, pois segunda-feira, dia 12 é feriado. Normalmente, são dias que as vendas crescem mais um pouco, mas ta dentro da expectativa. Eu acho que não fugiu aquilo que nós tínhamos planejado, embora não seja nenhum crescimento atronômico, mas dentro das nossas previsões. Alguma coisa na casa de 5 ou 6% de aumento em relação ao ano de 2019.”
Lojistas e comerciantes foram orientados a tomarem todas as medidas de prevenção a Covid-19. A recomendação também se estende aos consumidores: “Não se esquecerem dos cuidados básicos em defesa e prevenção do covid, pois o vírus continua aí. O uso da máscara, o uso do álcool em gel, lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações. Para que a gente possa continuar vencendo aos poucos e avançando sem termos um retrocesso, que seria danoso para todos nós.”
Uma pesquisa do Sebrae afirma que empresas acreditam que as vendas foram aquecidas também pela necessidade de uma experiência para as crianças que contribua para aliviar o estresse causado pela pandemia. Os itens mais procurados são brinquedos, roupas e tecnológicos.