Em decorrência da pandemia de Covid-19, todos os setores precisaram se readaptar. As eleições de 2020 vão acontecer, mas o calendário eleitoral foi remanejado. Com isso, o primeiro turno foi adiado para o dia 15 de novembro, e o segundo turno, para as cidades que precisarem, vai acontecer dia 29.
O horário de votação foi estendido em uma hora. Agora, os eleitores vão poder votar das 7 às 17 horas. Entretanto, o TSE pede que os cidadãos respeitem o horário de 7 às 10, como horário preferencial para os eleitores com mais de 60 anos.
Outras recomendações estão sendo frisadas, os eleitores devem ir votar de máscara, manter a distância mínima de 1 metro de outra pessoa e, se possível, levar sua própria caneta. Os responsáveis pedem para evitar levar crianças e acompanhantes ao local da votação.
Será orientado o uso de álcool em gel antes e depois de votar. Fica proibido consumir alimentos nas dependências, assim como permanecer no local após ter votado.
A justiça eleitoral reforça que, caso o eleitor tenha febre no dia da votação, ou for diagnosticado com covid-19 14 dias antes da eleição, não vá votar e fique em casa! Para mais informações, acesse justicaeleitoral.jus.br/eleições