Ao longo do fim de semana, São João del-Rei confirmou um óbito e mais 34 casos para o novo coronavírus. Foram três na sexta-feira, 18 de setembro. Todos da Colônia do Marçal, região que soma o maior número de infectados. São 123 no total. Destes, um evoluiu para óbito, 25 seguem em quarentena e 97 já se recuperaram.
No sábado, dia 19, foi registrada a 17ª morte provocada pela doença. O homem, que tinha 58 anos de idade, era morador do Tijuco e possuía doenças preexistentes. Na mesma data, outra morte foi apontada pelo boletim, porém o resultado deu negativo para Covid-19. Também foram confirmados oito novos casos. Os pacientes são dos bairros: Bonfim, que tem 49 infectados. Dois evoluíram para óbito e 38 se recuperaram; Centro, região que acumula 41 casos. Um veio a óbito e 11 continuam em tratamento; Colinas del-Rei, que soma seis testados positivo. Um evoluiu para óbito e dois já foram liberados do isolamento; Colônia do Marçal; Matosinhos, que acumula 66 casos. Destes, dois vieram a óbito e 50 finalizaram o tratamento; Pio XII, 10 infectados, sendo que cinco estão em quarentena; São Judas Tadeu, com sete confirmados e 4 liberados; além de um caso na Vila Marchetti, que tem dez positivos e sete recuperados.
No domingo, dia 20, um número expressivo de confirmados, 23 ao todo. Foram cinco casos no Bonfim; quatro na Colônia do Marçal e Tijuco; três positivos no Centro; dois no Matosinhos, Solar da Serra e Vila Belizário; e um no Fábricas. Vale ressaltar que o Solar da Serra soma 13 infectados, sendo que oito foram liberados; Vila Belizário tem 11 casos, três continuam em quarentena; e Fábricas chegou a 17 positivos, 14 terminaram o tratamento.
O alto índice de confirmados em 24 horas é explicado por uma testagem rápida em massa realizada para levantamento epidemiológico. Segundo a pasta, funcionários e donos de pequenos comércios que não pararam de trabalhar desde o início da pandemia foram testados. Receberam diagnóstico positivo para a doença sete pessoas no Bonfim, seis no Matosinhos, outras seis na Colônia do Marçal, além de quatro no Tijuco. Só que não necessariamente os infectados trabalham e residem no mesmo bairro. Ou seja, a Secretaria contabiliza os casos no bairro de morada do paciente, mesmo que tenha sido diagnosticado na região que trabalha.
Com esta atualização, São João del-Rei soma 649 casos confirmados. Destes, 17 evoluíram para óbito e 119 continuam em quarentena. Sobre os recuperados, 513 receberam alta média.
As notificações gerais chegaram a 2.990 e os casos descartados, aqueles que tiveram diagnóstico negativo para coronavírus, são 1.413.
Em relação às internações, 16 pessoas estão nas unidades de saúde do município, sendo dez são-joanenses. Todos estão em leitos de UTI. Cinco utilizam respiradores. O número de leitos de terapia intensiva para tratamento da doença é 36. A taxa de ocupação está em 44,4%.