Mesmo aqueles que não estão de olho nos termômetros têm sentido o clima quente na região. E a previsão indica que esse tempo quente e seco deve predominar nos próximos dias, o Climatempo afirma que o estado está há 90 dias sem chuvas significativas, alguns municípios mineiros até receberam chuvas, no mês de agosto, mas de fraca intensidade. A previsão é de que a umidade relativa do ar fique entre 25% e 75%. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal é entre 60% e 80%. Com isso, alguns sintomas começam a aparecer: ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz são os problemas mais comuns. Mas a piora em doenças pulmonares e dores de cabeça podem ser registradas em alguns casos.
Para driblar as condições desfavoráveis à saúde, as orientações dos especialistas são básicas: é necessário aumentar o consumo de líquido e evitar atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h. As pessoas devem ainda usar hidratante para pele e umidificar o ambiente. Bebidas diuréticas, como café e álcool, também devem ser evitadas. Dando preferência para água, suco natural e água de coco. Outra maneira de deixar o corpo em bom estado é uma alimentação balanceada com alimentos refrescantes como frutas e verduras.
Um detalhe importante e necessário é manter a casa bem limpa, um dos fatores que pode deixar o ar menos poluído e impactar nas vias nasais, porém os especialistas ressaltam que é importante a não utilização da vassoura, porque com o tempo seco, a poeira acaba se depositando sobre o chão, sobre as mesas, cadeiras e quando usamos a vassoura, ela acaba jogando para cima a poeira e isso pode piorar a respiração. Por isso, passar um pano úmido no chão e nos móveis diariamente passam a integrar a lista das sugestões para evitar o tempo seco. Bacias e toalhas molhadas podem ajudar a umidificar o ambiente também estão entre as recomendações dos especialistas. Durante os próximos dias, São João del-Rei deve registrar máximas de 31 graus e a mínima fica na casa dos 14.