Close sidebar
Setor de endemias reforça importância do combate ao mosquito Aedes aegypti
9 de setembro de 2020

No ano de 2019, São João del-Rei foi marcada por uma epidemia de dengue. Por outro lado, o cenário em 2020 vem sendo diferente. Até o momento, o município soma 12 casos confirmados para a Dengue. 97 notificações foram registradas, destas, 78 ainda estão sendo investigadas. Não há confirmações para as outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O Setor de Endemias recebeu apenas 5 notificações para a Chikungunya, 4 delas ainda estão sendo analisadas. Quanto a Zika, não foi registrada nenhuma notificação.

Conversamos com o José Ubirajara Júnior, o Juninho, coordenador de Endemias, que explicou como o trabalho tem sido desenvolvido durante o período pandêmico.

“É um protocolo que a gente obedece que vem do estado, é federativo. Não só em São João del-Rei, mas os nossos agentes não estão adentrando nas residências, mas trabalhando com informação. Inclusive, nós estamos fazendo um trabalho de panfletagem concomitante com a Covid-19. Estamos levando informação sobre a situação da Dengue, sobre a parte preventiva, ao mesmo tempo falando da Covid-19, que é uma situação pandêmica no país inteiro.”

Em decorrência do protocolo, os agentes só tem permissão para entrar em imóveis fechados e terrenos baldios.

“Estamos trabalhando com a limpeza nos terrenos baldios eliminando os criadouros do Aedes, das arboviroses. A gente continua com o trabalho do fumacê, que seria a aplicação do ultrabaixo volume nos casos suspeitos de dengue. Aparece um caso suspeito de dengue, a equipe vai lá. A gente trabalha com o bloqueio de transmissão, que é o famoso fumacê. Os pontos estratégicos continuam sendo visitados, que são as borracharias, os imóveis de grandes proporções, que o agente sozinho não da conta de todo o trabalho e nós continuamos trabalhando com ele.”

Agora, os exames para confirmação dessas doenças podem ser feitos no município.

“Hoje, São João del-Rei já tem o teste rápido para a dengue. Se a pessoa tiver algum sintoma e for classificada como suspeita, a gente realiza o teste e a resposta é de praticamente 1 dia. Antes mandava para fora e o exame demorava a chegar. Hoje o município já tem o seu laboratório epidemiológico”.

O coordenador também orienta a população sobre o combate ao Aedes

“A gente continua fazendo o apelo para a população, que na ausência do agente, que ela seja o próprio agente de saúde. Não só na sua casa, mas proporcionar isso também aos vizinhos, orientando em suas casas e toda população, cada um ajudando o outro. Porque infelizmente, por essa situação de não poder fazer a visita interna, a gente conta com a população. Principalmente agora que as pessoas não estão saindo muito e estão ficando dentro de casa, a hora é essa.”

As três doenças têm em comum sintomas iniciais como mal-estar e dor muscular. Contudo, a dengue também pode levar a febre alta. No caso da chikungunya, os sintomas são semelhantes ao da dengue, sendo agravados com náuseas e vômitos, além de dores fortes nas articulações.

Para denunciar possíveis focos assim como notificar algum caso suspeito, entre em contato pelo 33791565.



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo