No início da tarde de segunda feira, por volta das treze horas, policiais militares receberam denúncia anônima, via central de operações do 38º Batalhão, dando conta de que dois indivíduos estariam escondendo algo ilícito em meio a uma vegetação na Rua Oscar Moreira Sandim, no Residencial do Lenheiro em São João del-Rei.
Diante da denúncia uma das guarnições em serviço se colocou em um ponto estratégico e os militares passaram a monitorar o local. Não demorou muito e observaram quando dois indivíduos em bicicletas ali chegaram caminharam por uma trilha e entraram e uma mata mais fechada. Ficaram ali por alguns minutos e saíram em seguida.
Diante disso, os militares deslocaram na tentativa de abordar os suspeitos, ao se aproximarem do local, verificaram que um dos suspeitos jogou algo ao chão. Este foi abordado e identificado como sendo D.F.C, 24 anos, residente na Rua Frei Metelo no Tijuco. Submetido a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado em seu poder.
Ao recolherem o que ele havia jogado ao chão, viram os militares tratar-se de três munições CBC de calibre 32. Indagado, o autor assumiu a propriedade das munições, alegando que as teria encontrado em meio a um lixo.
Os militares deslocaram então em meio a mata onde os suspeitos entraram e ali localizaram uma munição intacta calibre 38.
Novamente indagado o autor assumiu também a propriedade da mesma. O outro indivíduo que conseguiu evadir não foi identificado.
Assim sendo foi dada voz de prisão em flagrante ao autor, o qual, juntamente com as munições recolhidas, levado foi até a delegacia de polícia civil. Ali, depois de qualificado em boletim de ocorrência ficou à disposição da autoridade policial de plantão para ser ouvido e ter o flagrante ratificado.