Close sidebar
​Economista afirma que valorização do comércio local é fundamental para a retomada da economia
9 de setembro de 2020

A recuperação econômica para o período pós-Covid-19 é motivo de preocupação de todos, para que o país retome as atividades e se estabilize o quanto antes. Nos primeiros meses da pandemia da Covid-19, vários comércios precisaram fechar as portas para evitar a propagação do novo vírus. De portas fechadas, muitos empresários tiveram que demitir os funcionários.
Em São João del-Rei, de acordo com dados do CAGED – Cadastro de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, foram quase 1000 demissões nos primeiros quatro meses da pandemia. Março fechou 198 postos de trabalho, abril foi o mês com mais demissões quando 486 vagas de empregos formais foram fechadas, em maio o número de março se repetiu e mais 198 pessoas foram demitidas, já no mês de junho o número de vagas formais fechadas foi de 88. Aos poucos setores comerciais voltaram a receber autorização para funcionar, desde que seguindo os protocolos de segurança para evitar a propagação da doença que já matou milhares de pessoas no país. Ainda que de forma tímida a reabertura dos comércios mostrou os primeiros resultados. No mês de julho foram criadas 32 vagas de trabalho formal em São João del-Rei.
O professor economista da Universidade Federal de São João del-Rei, a UFSJ, Douglas Ferreira fala sobre essa retomada econômica na cidade.
“O que a gente vem verificando é um movimento de retomada, ele começou a melhorar um pouco, meio que timidamente. Mas uma variável que é fundamental durante esse processo é a questão da expectativa. Para o consumidor, a expectativa é importante porque ele não vai as compras caso não tenha uma boa expectativa da sua situação no emprego e também na sua renda. E por parte do empresário, a gente nota que já há uma melhora nessas expectativas em relação a retomada econômica. Isso faz com que haja uma retomada na contratação de mão de obra, o que acaba gerando empregos, aumenta a renda e o consumo.”
O economista explica que isso mostra que a economia começa a dar indícios de recuperação.
“É como se fosse um ciclo né, uma roda, uma engrenagem, vai girando e vai se retroalimentando. Quando o consumidor consome mais, aumenta a geração de emprego e gera mais renda e mais recursos para o município que pode investir em educação e infraestrutura, por exemplo. Então, tudo passa pelo comércio, pela atividade comercial, pela atividade econômica do município. Quando eu falo de atividade comercial é porque é o setor que mais emprega e gera empregos na nossa região. Essa não é uma realidade só de São João del-Rei, é da maioria dos municípios do Brasil, eles têm no setor de comércio e serviços a maior geração de riquezas.”
Por isso, o profissional destaca sobre a importância da valorização do comércio local, em especial eu um momento como esse.
“Então, esse setor ele é fundamental. E valorizar o pequeno comércio nesse momento de pandemia, acaba sendo uma ajuda muito importante.”
A expectativa é que com a retomada de quase todos os setores comerciais, os números de empregos continuem subindo nos próximos meses. Aliado a segurança e as medidas de prevenção para que não haja um aumento dos casos de covid-19, a valorização do comércio local é fundamental para que a economia se recupere.



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo