Emboabas

Incêndio que atingiu Serra de São José no fim de semana foi o maior dos últimos anos

Um incêndio de grandes proporções atingiu a vegetação da Serra de São José, em São João del-Rei, no final da tarde de sábado dia 04 e todo o domingo dia 05 de setembro. De acordo com o assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, Cabo Giovanni, foi um dos maiores incêndios registrados nos últimos anos.
“É um combate muito difícil. É uma situação muito complicada. Principalmente, porque se trata de uma área de difícil acesso e tem um terreno muito irregular. Nosso pessoal entrou por Santa Cruz no Cascalho e até chegar ao foco do incêndio, foi mais de uma hora de deslocamento. Alguns locais onde os focos chegam a atingir é simplesmente impossível uma pessoa chegar lá, é impossível o acesso humano. Então assim, queimou uma grande área, foi cerca de 50 Hectares. Os maiores que a gente atendeu chegava a atingir 30 hectares, 50 é muita coisa. Nos últimos anos, com certeza foi um dos maiores.”
Trabalharam no combate às chamas, quatro militares do Corpo de Bombeiros e dez brigadistas do Instituto Estadual de Florestas – IEF, por cerca de 12 horas. Giovanni cita os locais mais afetados.
“Os focos atingiram principalmente a região conhecida como Trilha do Mangue e o Morro das Antenas, que são locais bem no meio da serra, entre Santa Cruz e Tiradentes.”
As causas do incêndio ainda não foram divulgadas, mas o militar alerta que as queimadas são registradas em todos os anos.
“A gente presume que seja um incêndio provocado por ação deliberada, ou seja, por uma pessoa que tentou fazer uma queima de pastagem ali e que saiu do controle. Ou por alguém que provocou o incêndio propositalmente, normalmente por ação humana. É muito triste, para além de todo o trabalho, de todo o direcionamento de equipe que a gente tem que ter. É muito triste a gente pensar que todo ano acontece por uma ação humana.”
Giovanni ainda destaca que além do incêndio na Serra de São José, o Corpo de Bombeiros atuou em diversos outros pontos do município durante o fim de semana e feriado combatendo incêndios que são comumente registrados nessa época do ano.

Sair da versão mobile