Emboabas

Pesquisa aponta que contaminação por COVID-19 em SJDR está estável

De acordo com o NEPE – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ, São João del-Rei apresenta estabilidade na tendência de contágio da Covid- 19. O novo informe feito pelo grupo, analisa dados apresentados entre os dias 18 de agosto a 2 de setembro. No último boletim divulgado, as análises feitas pelo grupo apontavam que a cidade apresentava elevação no número de confirmações, na semana anterior em um levantamento feito no dia 18 de agosto a cidade também apresentava estabilidade.

A média móvel, em 02 de setembro, fechou em 4 casos registrados por dia, enquanto na data de 26 de agosto, o índice era de 3.4 novos infectados diariamente. Isso aponta uma elevação de 14,25%. Contudo, de acordo com o NEPE, a variação da porcentagem entre +15 ou -15 é um indicativo para Tendência de estabilização no ritmo de contágio.

A média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga, analisando a média dos novos casos confirmados nos últimos sete dias. A tendência de contágio é identificada comparando a média móvel atual com a registrada há 14 dias. O número total de testados positivos para a doença, até o dia 02 de setembro, era de 533. Esse é o 7° informe divulgado pelo Nepe.

Das regiões do Município de São João del-Rei, a única que apresentou aumento na média de casos foi Fábricas, com 200%. Senhor dos montes, Matosinhos, Centro, Jardim Central e Bonfim estão com números estáveis. O restante apresentou redução.

Em relação a microrregião de São João del-Rei, indicaram tendência em elevação do contágio os municípios de Santa Cruz de Minas e Bom sucesso. Estão na zona de estabilidade, ou seja, não sofreram alta nem queda no índice de casos confirmados, Barroso, Ibituruna, Lagoa Dourada, Piedade do Rio Grande, Ritápolis, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas. Foram para a faixa de redução; Madre de Deus de Minas, Prados, Resende Costa e Tiradentes. As cidades de Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos e Nazareno, estão com o quadro indefinido, pois não foi possível comparar matematicamente a média móvel atual com a de 14 dias antes.

O boletim completo pode ser conferido no site nepeufsj.wixsite.com/meusite./

Sair da versão mobile