Emboabas

Pesquisa da UFSJ aponta que SJDR faturou cerca de 16 milhões de dólares com exportações no segundo t

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia, o NEPE da UFSJ, divulgou um boletim sobre o comércio exterior de São João del-Rei durante o segundo trimestre de 2020. E os principais resultados foram: o saldo da balança comercial foi superavitário, ou seja, teve mais ganhos do que gastos, em 14 milhões e 24 mil dólares. Esse valor corresponde as exportações do segundo trimestre de 2020 – os meses de abril, maio e junho.

O estudo explica que, no município de São João del-Rei as exportações e importações registraram valores de 16,56 milhões de dólares e 2,32 milhões de dólares respectivamente. Assim sendo, as exportações superaram as importações em 613,33%, com saldo da balança comercial de 14,24 milhões de dólares. O professor Gustavo Moreira, um dos coordenadores do NEPE explica que são analisadas as importações e exportações para então chegar ao valor da balança comercial.

“O comércio exterior ele tem papel relevante no município. Apenas no ano de 2019, nós exportamos 64 milhões de dólares em produtos e importamos cerca de 13 milhões de dólares. Então, essa diferença entre 64 e 13, que dá 51 milhões de dólares é o chamado “Saldo da Balança Comercial”. Esse componente é importante, que soma a economia do município.”

Os metais comuns foram destaque nas exportações, com valor exportado de mais de 12 milhões de dólares. Esses produtos seguem com demanda alta por conta da indústria de alumínio, que é utilizado no âmbito médico-hospitalar, de alimentos e bebidas e de eletrônicos. / Já os produtos das indústrias químicas geraram mais de 1 milhão de dólares. Os principais parceiros comerciais, que adquiriram produtos do município, foram: Itália e China.

De acordo com o boletim, embora o Brasil tenha revelado superávit na balança comercial no segundo trimestre de 2020, o que é positivo em termos de aquisição de divisas internacionais e contribuição para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), o mundo ainda tenta recuperar as expectativas econômicas em meio a instabilidade causada pela pandemia do novo coronavírus. O saldo superavitário foi favorecido em especial pelo resultado da balança comercial do mês de junho. O professor Gustavo Moreira explica como esses valores são favoráveis para São João del-Rei.

“Esse aumento no saldo da balança comercial vem contribuir positivamente pro cálculo do PIB do município. Significa que mais entrou dólar no município que saiu. E esse dinheiro ele fica aqui na economia de São João del-Rei.”

O estudo também destaca que o município possui atualmente cerca de 0,3% de participação nas exportações do Estado de Minas Gerais, com 11 empresas exportadoras. Em relação às importações, há uma contribuição de 0,1% do município em relação ao Estado, contando com cinco importadores.

A pesquisa completa está disponível em nepeufsj.wixsite.com/meusite

Sair da versão mobile