Emboabas

Medidas de prevenção ao coronavírus devem ser reforçadas ao frequentar bares e restaurante

Tem gente que conta os segundos para poder relaxar em uma mesa de bar ou restaurante no fim de semana. Também para participar de um happy hour com os amigos depois de um dia intenso de trabalho. Há meses o brasileiro não se lembrava de como era esse momento de descontração por causa da pandemia. No início de agosto, a reabertura. O programa Minas Consciente, do qual São João del-Rei faz parte, liberou o funcionamento de bares e restaurantes. Claro, dentro das condições do novo normal. A médica de comunidade e família e professora dos cursos de medicina da UFSJ e Uniptan, Tatiana Miranda, alerta que é preciso muita cautela para frequentar esses ambientes. Ao chegar ao estabelecimento, o primeiro passo é checar quais são as medidas de prevenção à Covid-19 adotadas. Higienizar as mãos com álcool em gel 70%, item obrigatório logo na entrada; e alguns lugares implementaram a aferição de temperatura. Se o cliente estiver com mais 37 graus e meio de febre, é aconselhado a buscar pelos serviços de saúde de imediato. E sempre fazer atenção ao uso da máscara e manuseio de cardápios, que circulam de mesa em mesa.

“Quando chegar no bar, é indicado se manter no local mantendo o uso de máscara. Fazer a retirada do uso da máscara apenas quando for beber e comer alguma coisa. Evitar de usar o cardápio, porque ele é contato de muitas pessoas. Então, vê se o estabelecimento está fazendo a higiene desse cardápio, ou tentar tirar uma foto desse cardápio e usar no próprio celular para não ficar compartilhando.”

Na hora de fazer o pedido, manter a distância mínima de um metro e meio do garçom ou garçonete e nunca conversar sem a máscara. Após a ingestão de bebidas alcóolicas é comum as pessoas ficarem mais alegres e até emocionais. Por isso, Tatiana reforça a orientação de evitar o contato físico.

“Uma coisa interessante é tomar cuidado depois que a cerveja já tiver subido, os ânimos estiverem mais aflorados, as orientações para evitar o contato social elas continuam. Então, a gente tem que ficar atentos a isso também, porque ocorre esse risco quando a gente frequenta bares e restaurantes.”

Os cuidados devem ser mantidos ainda quando for pagar a conta. Ao receber o troco ou utilizar a máquina de cartão de crédito, novamente, limpar as mãos e não tocar olhos, boca e nariz.

Sair da versão mobile