Com a reabertura gradual dos estabelecimentos comerciais, o debate sobre o apoio ao comércio local tem sido muito frequente. Frases como: compre do pequeno, ajude o comércio local, são reproduzidas com grande força. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE, os pequenos negócios são responsáveis por mais da metade dos empregos formais no país e por quase um terço de toda a nossa riqueza.
Conversamos com Cristhiane Lobão, Analista do SEBRAE SJDR, sobre a as características do comércio local do nosso município. Segundo ela: “O povo da nossa região é muito empreendedor. Aqui na nossa região temos micro e pequenas empresas de diversos segmentos e que são responsáveis por grande parte da formação da mão de obra direta e indireta. Temos várias oportunidades de desenvolvimento de negócios, como serviços de turismo, comércio de produtos, alimentação, pequenas indústrias, artesanatos e etc.
Sobre as dificuldades que essas empresas enfrentam, Cristhiane completa:
“Sabemos que é extremamente importante que as empresas estejam com sua gestão, bem alinhada, pois isso minimiza o risco de fatores externos atrapalharem os negócios. Também acreditamos que quanto mais os segmentos afins se unirem, mais fortalecemos o setor e a nossa região. Isso é fundamental pala que as micro e pequenas empresas consigam superar a concorrência de grandes empresas. Tanto na gestão individual, como no auxílio de formação de grupos empresários, o Sebrae possui soluções que possam ajudar.”
Sobre essa campanha e envolvimento da população com o desenvolvimento local, a Analista afirmou:
“É imprescindível que a população ajude o comércio local para que possamos manter a economia e principalmente a renda das famílias empregadas nestes negócios. Isso ajuda a economia local a se fortalecer.”
Para os empreendedores que buscam orientação, ela reforçou:
“O ideal é procurar o Sebrae para que possamos identificar as demandas específicas de cada negócio para orientar em alguma solução específica.”
O SEBRAE SJDR fica na rua Comendador Bastos, 84 B – sala 1, no Centro.