Emboabas

Associação Colônia Viva fortalece agricultura são-joanense

Não é preciso cruzar o oceano para conhecer a Itália. No Giarola, em São João del-Rei, a essência da cultura está presente. Os sabores, então, pode-se dizer que são os originais. Descendentes italianos que vivem ali formam a Associação Colônia Viva; se dedicam a agricultura familiar. Quem tem o hábito de fazer as compras em feiras e mercados locais talvez nem saiba. Mas provável que já tenha experimentado uma das especiarias de lá. E são muitas, como destaca o presidente da Colônia Viva, Jean Taroco.

“Atualmente, a produção de mudas e verduras são vendidas no sítio Giarolla. Temos também o café da Fatinha, com seus quitutes, um delicioso café. Temos o apiário, que tem os produtos tanto com mel, como hidromel. Nós temos também a produção de flores comestíveis, flores de corte. Temos também a produção de massas, queijos, macarrão, leite.”

Todos esses produtos são vendidos não somente nas propriedades rurais e mercados. Mas também nas redes sociais, que tem sido cada vez mais utilizadas para expansão dos negócios. A chegada dos alimentos a casa dos consumidores é especial. Significa um estilo de vida e a manutenção de histórias. “Nós podemos ressaltar que a associação ela vem, não somente para agregar valor na questão da agricultura familiar, mas como também para combater o êxodo rural. Assim dizendo, mantendo uma tradição familiar, para que as pessoas possam extrair na região aqui, por meio dos produtos, os conhecimentos adquiridos passados de pai para filho. E contando também essa questão da descendência. Ah, meu avô, meu bisavô vieram da Itália”

E os impactos de um árduo trabalho vão para além das famílias que integram a Colônia Viva. São elos fortes para a engrenagem da economia local.

“De forma que o centro da cidade faz a compra direta com alguns produtores. Por exemplo, o queijo, há também as hortaliças e outros produtos orgânicos que são travessados direto de algum sítio para a mesa do consumidor. Então, isso acaba criando um dinamismo e um impacto muito grande. Principalmente nesse momento que estamos enfrentando, poder valorizar cultura e economia local.”

Os passeios gastronômicos promovidos pela Associação atraem turistas de todo o país. Agora, por causa da pandemia, tudo acontece com restrições a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus. Mas os produtos alimentícios continuam à disposição para a clientela. Para entrar em contato com a Associação Colônia Viva, basta acessar @colôniaviva pelas redes sociais.

Sair da versão mobile