Foi no final da noite de domingo, por volta das vinte e duas horas. Empenhada pela central de operações, uma das guarnições em serviço foi empenhada pela central de operações do 38º Batalhão, a comparecer em uma residência, na Rua José Benedito do Carmo, no bairro do Tijuco em São João Del-Rey, onde segundo denúncia uma senhora estaria sendo ameaçada de morte por seu ex companheiro.
No local foi feito contato com a solicitante, C.M.C, 31 anos, a qual, muita assustada e nervosa, relatou que desde a data do dia anterior vem recebendo ameaças de morte por parte de seu ex amásio, S.P, 37 anos, inclusive com um boletim de ocorrência registrado sobre o fato.
Disse que desta feita o autor, além de mandar várias ameaças a ela via SMS, ali novamente chegou muito exaltado, e descumprindo medida protetiva, danificou a porta de entrada da casa e saiu em seguida ao notar que a polícia havia sido acionada.
Com medo dele ali retornar, pois havia prometido retornar para matá-la, ela pediu apoio para junto com a filha do casal, irem para a casa da irmã dela.
Enquanto deslocavam com a solicitante, os militares depararam com o autor transitando pela Rua São João. Foi então dada a ele ordem de parada e este não acatou e resistiu, sendo necessário sua imobilização através de algemas. Procedida busca pessoal, ele portava sobre sua roupa uma picareta sem o cabo. Ao tentarem colocá-lo no interior da viatura ele novamente reagiu e passou a desferir chutes nos policiais e em seguida na viatura policial.
Foi ele levado até a delegacia de polícia civil e ali, enquanto o boletim de ocorrência era registrado o autor começou a dar cabeçada na parede para se auto lesionar e retirou toda sua roupa, ficando completamente nu. Foi então necessário aos militares amarrarem suas pernas para contê-lo.
Uma unidade do SAMU foi acionada e o autor levado até a Unidade de Pronto Atendimento para ser medicado e receber medicação para ficar mais calmo. Depois de medicado e liberado, foi novamente levado até a delegacia de polícia civil onde foi colocado à disposição da autoridade policial de plantão.
Foi ouvido teve o flagrante de ameaça e dano ratificado, e posteriormente levado para a cadeia em Resende Costa, onde ficou à disposição do Poder Judiciário.
A perícia Técnica foi acionada e realizou os trabalhos pertinentes aos danos causados pelo autor na casa da ex companheira e também na viatura policial.