Close sidebar
Secretária de Educação esclarece que, no momento, Escola Aureliano Pimentel não vai ser municipaliza
7 de agosto de 2020

A possibilidade de municipalização da Escola Estadual Aureliano Pimentel gerou grande repercussão na comunidade escolar. Em julho, a Secretaria Estadual de Educação questionou a Prefeitura de São João del-Rei se o município teria a intenção de trazer três escolas para os seus cuidados, são elas: as estaduais Aureliano Pimentel, Mateus Salomé e a instituição presente em São Gonçalo do Amarante. Diante da proposta, a superintendência realizou uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação. Após estudos técnicos, a pasta demonstrou interesse em municipalizar a escola Aureliano Pimentel. A notícia se espalhou rapidamente. Inclusive, a equipe da instituição logo se manifestou por meio de nota que circulou nas redes sociais. Disse que recebeu a informação com tristeza e que temia que muitos contratados perdessem seus empregos. A secretária de educação, Cíntia Leite, gravou um vídeo esclarecendo o caso. Explicou que não houve exigência por parte da prefeitura para que a municipalização acontecesse.

“Eu gostaria de deixar bem claro para vocês, que estamos passando por um momento de pandemia. Estamos passando por um momento muito delicado. Mas, eu quero deixar a todos os profissionais da escola Aureliano Pimentel, a toda comunidade escolar, que em momento algum o nosso município quis fazer uma exigência de municipalização. Simplesmente, o estado está oferecendo para todas as 47 regionais de Minas Gerais essa municipalização.”

Completou dizendo que quando esse tipo de processo ocorre, os passos são longos e é necessário promover uma consulta pública para avaliar o posicionamento dos membros da escola. Cíntia destacou ainda que o governo estadual tem feito essa proposta com o objetivo de respeitar a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

“Na LDB, que é a Lei de Diretrizes e Bases, no seu artigo 11, lá está bem claro: a oferta de creche infantil e fundamental é obrigação do município. E isso, se não acontecer agora, em um futuro bem próximo irá acontecer essas municipalizações.”

Em 1996, a escola Maria Teresa passou pela municipalização. O mesmo aconteceu com a atual Bárbara Heliodora. À época, a transição foi traumática, segundo as palavras da secretária, pois o Governo não foi transparente. Ao contrário desta vez, que toda a situação foi exposta a sociedade. Frente a esses fatores, somados ao cenário de pandemia, Cíntia Leite alega que, neste momento, a pasta vai negar a municipalização.

“Nós enquanto município, prefeito e secretária de educação vamos fazer esse desinteresse. Porque já que aconteceu todo esse trauma, achando que os professores já em agosto estariam em nosso município, não é dessa forma. Então vamos fazer sim esse desinteresse. Sabendo que, agora é o estado que vai fazer toda essa programação.”

Reafirmou, ao final, que não abriria este processo sem dialogar com os profissionais da instituição envolvida.



Rádio Emboabas
Olá, como podemos lhe ajudar?
96,9 FM (32) 9 9948-1969
92,7 FM (32) 9 8807-1927
Comercial/Administração (32) 3371-8025

Contato

Escolha uma das formas abaixo e entre em contato conosco!

Endereço: Praça Prefeito Antônio das Chagas Viegas, 130 (2º andar) São João Del Rei – MG – CEP: 36300-060

Telefones: (32) 3371-8025

E-mail: emboabas@emboabas.com

WhatsApp 92,7 FM: (32) 8807-1927

WhatsApp 96,9 FM: (32) 9948-1969

WhatsApp Emboabas: (32) 3371-8025

Siga nossas redes sociais!

© 2006 - 2024 Rádio Emboabas. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade
Pular para o conteúdo