Na noite de terça feira, por volta das vinte horas, policias militares realizavam patrulhamento preventivo pelo Bairro Bom Pastor em São João del-Rey, momento em que, ao chegarem no cruzamento da Rua Jornalista José Bellini dos Santos, com Avenida Santos Dumont, em um ponto de conhecimento dos militares de ser utilizado para o tráfico de drogas, depararam com dois adolescente, que tão logo notaram a presença da viatura policial, mudaram o trajeto que percorriam, na tentativa de evitarem uma abordagem.
Como os dois já são conhecidos no meio policial como “formiguinhas do tráfico”, ou seja, aqueles que buscam a droga em algum ponto para ser entregue a usuários, foram abordados e identificados como sendo os adolescentes; EISC, 16 anos, que submetido a busca pessoal, em seu poder foram localizados quatro porções de maconha de dois tamanhos diferentes e a quantia de cinco reais. Já em poder do outro adolescente, JPDS, 15 anos, foram localizados mais dois invólucros também com porção de maconha e a quantia de setenta e quatro reais.
Indagados, disseram apenas serem usuários e que a droga seria para consumo deles. Contudo, por já serem conhecidos no meio policial, receberam voz de apreensão e juntamente com as drogas e dinheiro recolhidos, assim como na companhia de seus respectivos representantes legais, foram levados até a delegacia de polícia civil.
Ali, depois de registrado o boletim de ocorrência, foram colocados à disposição da autoridade policial para serem ouvidos, e dar mais explicações para o fato, antes de serem liberados, conforme previsto em Lei, por serem menores de idade.