No final da manhã, por volta das onze e meia, policiais militares foram empenhados pelo COPOM do 38º Batalhão, a deslocarem até o “Alto do Lenheiro” no bairro do Tijuco em São João del-Rey, onde estão instaladas algumas torres de transmissão, e um indivíduo estava sendo contido por populares, após tentativa de furto.
Já no local, os militares fizeram contato com dois funcionários da empresa MRS Logística, os quais estavam contendo um cidadão. Relataram que encontravam-se em um dos pátios de trabalho da empresa, quando foram acionados a deslocarem imediatamente até o alto do Lenheiro, junto a torre de transmissão da empresa, visto que Câmeras de monitoramento flagraram um indivíduo portando uma escada e a colocando encostada no muro para ter acesso ao interior do imóvel.
Chegando ao local eles depararam com o suspeito e de imediato o contiveram e acionaram a polícia. Os militares identificaram o indivíduo J.A.S, de 30 anos, residente no Barro Preto. Indagado o que ali fazia, ele espontaneamente e na presença de testemunhas, relatou que foi até o local no intuito de furtar fios de cobre. Disse que pegou uma escada em outra torre de transmissão e tentava entrar na área da MRS, quando então foi contido pelos funcionários.
Perguntado se já havia praticado furto no local, ele respondeu afirmativamente e que, em uma das vezes, usando de uma pedra, danificou o sistema de monitoramento para não ser flagrado.
Do exposto, foi ao autor dada voz de prisão e levado até a delegacia de polícia civil. Ali, depois de devidamente qualificado em boletim de ocorrência, foi colocado à disposição da autoridade policial de plantão para ser ouvido, teve o flagrante ratificado e levado para a cadeia de Resende Costa, ficando ali à disposição do poder judiciário.