Emboabas

Representantes de SJDR participam de audiência pública sobre mudanças no Programa “Minas Consciente”

Autoridades municipais de São João del-Rei aguardam as novas diretrizes do Plano Minas Consciente. A partir de uma consulta pública feita com os mineiros nas últimas semanas, o plano de reabertura gradual do comércio deve passar por alterações. Nesta quarta-feira, dia 29 de julho, haverá audiência pública por videoconferência, onde os representantes vão poder opinar sobre essas mudanças no programa.

Conversamos com a secretária de Governo e Gabinete de São João del-Rei, Adriana Rodrigues, que comentou sobre a adesão ao Minas Consciente por parte da prefeitura Municipal. “A Prefeitura aguarda o Minas Consciente. Os municípios mineiros tinham duas opções que ou aderiam ao Minas Consciente ou ficaria apenas nos serviços essenciais, então decidimos aderir porque haveria essa possibilidade de avanço gradual; Dia 29, acontece essa audiência pública em que o Estado vai ouvir as opiniões dos Municípios sobre o programa”, disse. Com relação a retomada do comércio local, a secretária afirmou que a cidade segue as diretrizes do programa estadual. “Nós gostaríamos de retomar as atividades, principalmente da onda amarela como lojas de vestuário, mas dependemos do programa”.

O “Minas Consciente” reúne protocolos para reabertura gradual do comércio. O programa foi lançado em abril deste ano e classifica as atividades econômicas em ondas de flexibilização de acordo com as cores verde, branca, amarela e vermelha. Atualmente, São João del-Rei e toda a macrorregião Centro-Sul estão na onda branca, na qual além de serviços essenciais podem funcionar: autoescolas, lojas de artigos esportivos e jogos eletrônicos, floriculturas, lojas de móveis e tecidos, comércio varejista de antiguidades, objetos de arte, armas e fogos de artifício, além de atividades imobiliárias e contabilidade.

Sair da versão mobile