Ouvintes da Rádio Emboabas participaram do quadro Boca no Trombone da 92,7, e disseram que alguns medicamentos estão em falta nas farmácias municipais. Em especial, os medicamentos para tratamento do diabetes. A informação foi confirmada pela superintendente da assistência farmacêutica de São João del-Rei, Gilmara Santiago que explicou o porquê do atraso dos medicamentos. “Infelizmente, eu acho que o setor farmacêutico foi um dos mais atingidos pela pandemia. Nossa dependência de importação de matéria prima, do insumo, é de 90%, então houve uma limitação de importação principalmente pela China. Estamos sofrendo com o desabastecimento, aqui não muito, mas a rede hospitalar é a que mais sofre”, disse. A previsão é que os medicamentos para tratamento do diabetes, cheguem até o fim deste mês.
Além do atraso para o abastecimento da seringa e fita de medir glicose, Gilmara cita a falta de alguns medicamentos que não tem previsão para chegar nas farmácias. “Está em falta o medicamento prolopa e o paracetamol comprimido também não está sendo produzido. Aluns medicamentos que estão em falta é pela falta da matéria prima. A indústria sem a matéria prima não consegue nem produzir”.
Gilmara ainda destaca que que com a falta de matéria prima, outros medicamentos podem vir a faltar durante a pandemia. “Nosso desabastecimento hoje chega a 10%, é muito pequeno perto do que a gente ainda pode vir a ter”. As empresas responsáveis já emitiram um nota dizendo que devido à falta da matéria prima, não há uma previsão do abastecimento normalizado.
A Farmácia Municipal do Centro fica na praça Doutor Salatiel, número 55. Telefone para contato é o 3373-4317. Já a de Matosinhos está situada a rua Tomé Portes del-Rei. Contato é o 3373- 2978. O horário de funcionamento é das 7h àss 15h para retirada de senha e até às 16h para atendimento.