São João del-Rei registrou mais um caso para o novo coronavírus na segunda-feira, 20 de julho. O paciente é do bairro Colônia do Marçal. O total de testados positivo no município, agora, é de 356. Destes, nove evoluíram para óbito e 112 continuam em quarentena. Sobre os recuperados, 235 pessoas receberam alta. As notificações subiram para 1.697, são 12 a mais em relação à véspera, e os casos descartados, ou seja, que tiveram diagnóstico negativo para a doença, saltou de 816 para 826.
O boletim epidemiológico aponta, ainda, uma morte em investigação para a doença. Trata-se de uma senhora de 80 anos, residente em São João del-Rei. Estava internada na Santa Casa da Misericórdia e não tinha doenças preexistentes. A pasta local aguarda liberação de exame para comprovação ou descarte para Covid-19.
O novo coronavírus está presente em 35 regiões, dentre bairros e distrito. Colônia do Marçal chegou a 66 casos, destes 38 estão liberados; Tijuco soma 58 infectados, 42 se recuperaram; Matosinhos, tem 29 casos, sendo que um evoluiu para óbito, 17 saíram do isolamento e 11 estão em quarentena; Bonfim, 28 confirmações, um veio a óbito, 17 estão liberados e 10 seguem em quarentena; Centro acumula 20 confirmações, todos estão liberados.
Já o bairro Senhor dos Montes chegou a 14 casos, três evoluíram para óbito, seis estão recuperados; Colônia do Giarola, 12 casos, todos liberados; Alto das Mercês tem 11 positivos, sete saíram da quarentena; Bom Pastor, também 11 infectados, porém um evoluiu para óbito e seis estão recuperados; Guarda Mor, 10 casos, um evoluiu para óbito, oito se recuperaram e um segue em tratamento; Vila Santa Terezinha, igualmente 10 casos, um evoluiu para óbito e seis saíram do isolamento domiciliar.
São Geraldo tem 8 casos, três estão recuperados. Cohab e Fábricas apresentam dados iguais, ambos somam 7 infectados e quatro liberados. Vila Belizário tem seis casos, quatro já receberam alta; Pio XII, seis casos, um recuperado; Bela Vista é outro bairro que atingiu seis infectados, cinco estão recuperados e um continua em quarentena.
Dom Bosco, cinco casos, três estão liberados; Vila Marchetti cinco casos, dois foram liberados; Solar da Serra está com quatro registros, três saíram da quarentena; Jardim Aeroporto, igualmente quatro casos, mas todos se recuperaram;
Colônia do Felizardo chegou a três casos, todos foram liberados; Colônia do Fé, 2 casos e os dois liberados; São Caetano, São Judas Tadeu e Recreio das Alterosas estão com os registros iguais, todos somam dois casos e um liberado; Colinas del Rei também tem dois, só que um evoluiu para óbito e outro foi liberado;
Bairros Alto das Águas, Araçá, Cidade Nova, Cidade Verde, Cidade Universitária, Jardim Central e Segredo registraram um cada, mas os pacientes já se recuperaram. Já o distrito do Rio das Mortes está com 9 casos, sete pacientes estão recuperados.
Em relação às internações, o boletim aponta que 13 pessoas estão nas unidades de saúde do município, sendo nove de São João del-Rei. São sete internações na Santa Casa da Misericórdia; todos em leitos de UTI, sendo um com respirador. Destes, quatro estão confirmados com a Covid-19. Importante destacar que a instituição registrou duas altas clínicas nas 24 horas anteriores, além de um óbito que está em investigação, conforme anunciado no início desta reportagem.
No Hospital Nossa Senhora das Mercês, são quatro internações, todos na UTI; dois estão nos respiradores. Destes, três testaram positivo para o novo vírus. Já na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, outros dois pacientes encontram-se internados. Um em UTI, com respirador, e o segundo, em leito clínico.
Dos 36 leitos de UTI disponíveis para tratamento da Covid-19, somando as duas unidades de saúde referência, 12 estão preenchidos. Isso indica uma taxa de ocupação de 33,3%. Já em relação aos leitos clínicos, um dos 24 está em uso.