De acordo com o boletim epidemiológico de 8 de julho sobre a Covid-19 em São João del-Rei, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o município tem 276 casos confirmados para a doença causada pelo novo coronavírus. Desses, sete evoluíram a óbito, cerca de 2,5% das confirmações. Outros 31,5% estão liberados. Já os que estão em quarentena, representa a maioria dos casos confirmados no município, 66%.
O boletim também aponta que onze são-joanenses estão internados, nas unidades de saúde do município. No entanto, alguns casos ainda estão sob investigação da doença, aguardando resultado de exames. Mesmo que todos os casos em internação se confirmem, o número representaria cerca de 5% dos pacientes que estão em quarentena. Ou seja, a maioria dos casos confirmados para a doença estão cumprindo a quarentena em casa. Quais os cuidados nesse momento? O Médico em Estratégia da Família em São João del-Rei, Daniel Fernando, explica: “A pessoa contaminada deve ficar em um cômodo isolado que tenha boa ventilação. Ela não deve circular pela casa livremente, nem compartilhar a cama para não contaminar os demais da família. Aquelas mulheres que estão amamentando podem continuar, com o uso de máscaras e a lavagem frequente das mãos”. Daniel também destaca os cuidados com outro cômodo da casa que merece atenção nesse momento – o banheiro. “Se possível reservar um banheiro apenas para o uso da pessoa que está doente. Já caso não seja possível, é importante que ela utilize de máscara e haja a desinfecção e limpeza com água sanitária do vaso sanitário, maçaneta, torneiras e tudo que o paciente toca”.
O médico orienta que apenas uma pessoa da casa exerça o papel de cuidador e de preferência, uma pessoa que não tenha nenhuma comorbidade. Daniel orienta os cuidados com os objetos de uso pessoal. “As refeições devem ser levadas para o paciente dentro do quarto. Os pratos, copos, talheres, roupas pessoais, roupas de cama, fronhas, lençóis não devem ser compartilhados e tudo isso deve ser lavado separadamente. Também se recomenda o uso da água morna entre 60 e 90 graus”.
Durante essa semana, a Rádio Emboabas vai apresentar uma série de recomendações feitas pelo profissional de saúde, seguindo as recomendações de órgãos oficiais como o Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. A próxima reportagem será sobre a importância e necessidade do paciente cumprir a quarentena corretamente.