Emboabas

Prefeito de SJDR planeja reabertura do comércio para 13 de julho

Em reunião na manhã dee sábado, dia 04 de julho, para decisão da reabertura do comércio em São João del-Rei, o prefeito municipal, Nivaldo José de Andrade, disse que o comércio deverá ser reaberto no dia 13 de julho. “Nós vamos abrir a partir da segunda, 13 de julho. Não poderá haver festas, nem festas religiosas, aglomerações com mais 20 pessoas”, afirmou em transmissão chamada de “São João Consciente” pelas redes sociais.

O prefeito ainda alegou que o comércio será reaberto “por necessidade, porque temos uma retaguarda na Santa Casa, Hospital e na UPA”. Ele também questionou as aglomerações que acontecem nas agências bancárias e disse que as lojas terão controle do número de clientes de acordo com o espaço, com no máximo 5 clientes. Quanto à bares e restaurantes, explicou que poderão funcionar apenas até às 18h e as lojas, de 9h às 18h. “Já a onda cinza e roxa, por enquanto não”. Esses setores, segundo o programa do Governo do Estado Minas Consciente, são aqueles que estão suspensos até o fim da pandemia e atividades que exigem regulações próprias.

Mesmo com a reabertura, Nivaldo ressaltou que a campanha para que a população fique em casa será mantida, principalmente para os grupos considerados de risco, como idosos com mais de 60 anos. Segundo ele, haverá multa de mil reais para os comerciantes que não cumprirem as normas de segurança. Será obrigatório o uso de álcool em gel.

A reunião aconteceu com transmissão online pelo Facebook e Youtube, e contou com a presença de representantes da ACI del-Rei e Sind-Comércio. O deputado federal Dr. Frederico também participou do encontro. Nas falas dos representantes, eles defenderam a reabertura do comércio para uma melhora da economia. “São quatro mil desempregados, mas sem nenhuma perspectiva de volta ao trabalho. Trabalhamos para garantir a segurança dos nossos consumidores e colaboradores. Chegou a hora de voltarmos a trabalhar”, ressaltou o Presidente da ACI del-Rei, José Egídio de Carvalho. “Nós estamos fechados há mais de 100 dias, estamos preocupados com a economia. Está na hora de mostrar que não somos propagadores da pandemia, do vírus, nós estamos nos responsabilizando pela abertura do comércio de forma consciente. Temos que abrir o comércio de São João del-Rei, que é a vida da cidade. Vamos voltar a vida da cidade, de forma organizada”, disse o Presidente do Sind-Comércio, Wainer Haddad.

Sobre o número de leitos disponíveis, o prefeito disse que o município de São João del-Rei conta com 36 respiradores instalados nas casas de saúde, e outros oitos respiradores que podem vir a serem usados, se necessários. De acordo com Nivaldo, são 18 respiradores na Santa Casa da Misericórdia e 18 no Hospital Nossa Senhora das Mercês, além de 5 que estão disponíveis na UPA.

São João del-Rei atualmente está na onda verde, em que apenas estabelecimentos essenciais estão autorizados a funcionar. O município chegou a avançar para a onda branca, no dia 25 de maio. Além do funcionamento apenas de serviços essenciais, puderam abrir lojas de Antiguidades e objetos de arte; Armas e fogos de artifício; Artigos esportivos e jogos eletrônicos; Produtos Agrícolas, Plantas e Floriculturas, Formação de condutores e Móveis, tecidos e afins. Os bares e restaurantes também foram autorizados a funcionar com clientes dentro do estabelecimento.

No entanto, no dia 27 de junho, a cidade voltou para a onda verde. A decisão foi tomada para toda a macrorregião Centro Sul, após uma reunião do Comitê Estadual Extraordinário Covid-19, em que foi verificado que essas áreas não obtiveram índices favoráveis de contenção ao novo coronavírus nos últimos dias. Que a relação entre o número de leitos e a incidência de casos, além do tempo médio solicitado para internação, não permitem uma folga positiva. Foi orientado, portanto, que os municípios que haviam avançado para a onda branca voltassem para a verde.

Sair da versão mobile